Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Marinha Grande

Processo-crime por usurpação de funções na área da estética na Marinha Grande

A ASAE instaurou um processo-crime em três centros de estética, onde era aplicado “botox” por pessoas sem habilitação legal para o devido efeito.

A ação de fiscalização decorreu em junho, em estabelecimentos onde eram prestados cuidados de saúde na área da estética por profissionais alegadamente não habilitados

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje ter aberto um processo-crime por usurpação de funções numa fiscalização a estabelecimentos com serviços de estética por profissionais supostamente não habilitados, na Marinha Grande.

Num comunicado, a ASAE divulgou que, em articulação com a Entidade Reguladora da Saúde (ERS), “realizou uma ação conjunta de fiscalização dirigida a estabelecimentos onde eram prestados cuidados de saúde na área da estética por profissionais alegadamente não habilitados, no concelho da Marinha Grande”.

“No decurso da ação, constatou-se a existência de várias evidências da realização de procedimentos de natureza invasiva, nomeadamente a administração de toxina botulínica (vulgo ‘botox’), o preenchimento com ácido hialurónico e a aplicação de fios tensores, entre outros atos diretamente relacionados com a prestação de cuidados de saúde e suscetíveis de comprometer a saúde e segurança dos utentes”, referiu a ASAE, num comunicado.

Segundo a ASAE, foi instaurado “um processo-crime por usurpação de funções, tendo sido recolhidos indícios suficientes da realização de atos próprios de profissionais de saúde” por pessoas “sem habilitação legal para o efeito”, e foi constituído arguido um responsável de um estabelecimento.

Na ação de fiscalização, foram apreendidos “diversos produtos e substâncias utilizados nos referidos procedimentos, entre os quais se destacam toxina botulínica, ácido hialurónico, lidocaína, fios tensores e embalagens de Liporase com caracteres coreanos”.

A ASAE e a ERS destacam que “a prestação de cuidados de saúde na área da estética deve ocorrer, exclusivamente, por profissionais legalmente habilitados, em estabelecimentos devidamente autorizados e licenciados, que assegurem o cumprimento integral dos requisitos legais em matéria de qualidade, segurança e higiene”.

Fonte da ASAE disse à agência Lusa que esta ação ocorreu em junho e decorreu em três centros de estética do concelho da Marinha Grande.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.