O Bloco de Esquerda (BE) da Nazaré enviou um comunicado às redações ontem, dia 12, a denunciar a escorrência de efluentes na praia da Nazaré e a pedir “o fecho imediato e definitivo da antiga conduta junto ao canto das pedras”.
Segundo o partido, o incidente de segunda-feira, que aconteceu passado menos de duas semanas do último problema na praia da Nazaré, “confirma que a antiga conduta de esgoto, cuja ligação à rede de esgotos já não deveria existir há vários anos, continua operacional”.
“Esta realidade é intolerável e coloca em risco não só a saúde pública, mas também a economia local, fortemente dependente do turismo balnear”, defende o BE/Nazaré, exigindo “esclarecimentos completos e imediatos” ao executivo da Câmara Municipal sobre o motivo da ligação da conduta nunca ter sido desativada.
Na mesma nota de imprensa, o partido reclama uma “adaptação urgente e segura do sistema de esgotos da Nazaré, de forma a garantir que situações deste género não se repitam”. Pede ainda “a divulgação pública, com total transparência, das análises à qualidade da água e das medidas corretivas em curso”.
Recorde-se que a praia da Nazaré voltou a ser interditada a banhos ontem, após a deteção de uma nova escorrência de efluentes na zona norte. O presidente da Câmara revelou que o problema foi causado por uma obstrução na conduta de saneamento, situada perto da praça Manuel Arriaga.
José Moço disse:
A intervenção, profunda, de natureza estrutural, que parece incontornável, atendendo ao estado da conduta, não caberia e deveria ser afectada às verbas do PRR? Fica a pergunta, a preocupação e a desilusão dum filho de Leiria perante uma lamentável situação que se arrasta “há séculos” e que muito contribui para afastar os visitantes…