A Câmara de Ourém aprovou, na última reunião de executivo, o lançamento do concurso para a reabilitação da Ponte 068, na localidade de Botelha, no limite da União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais com o concelho de Alvaiázere.
Construída em 1974, a ponte apresenta várias anomalias que precisam de ser corrigidas, nomeadamente ao nível do pavimento, passeios, muros e a própria estrutura da ponte. Além disso, as guardas de proteção apresentam uma “altura insuficiente”.
A intervenção prevê a melhoria de todos os aspetos referidos anteriormente, mas também o alargamento da ponte, de forma a responder ao “aumento significativo do tráfego rodoviário” e garantindo “melhores condições de circulação para veículos pesados e de emergência” e também mais segurança para os peões, sublinha a autarquia.
No início do ano, a autarquia de Ourém já tinha dado conta do protocolo de colaboração com o município de Alvaiázere para a requalificação da ponte. Na mesma nota, lê-se que o investimento ascende a 139.390,80 euros, acrescidos de IVA, e é repartido pelas duas autarquias, de forma equitativa.