Dário Frazão e Dina Rosa são os atletas dos Lobos de Leiria que foram convocados, através do projeto IncluJitsu, para o Campeonato da Europa, que decorre na Bélgica, a partir de 2 de outubro.
De acordo com o clube, esta é a primeira vez que dois atletas com deficiência são convocados para representar a seleção nacional, o que representa “um marco histórico para o desporto português”.
O IncluJitsu é um projeto de ju-jitsu adaptado e já se sagrou bicampeão nacional.
“Esta convocatória é o culminar de anos de trabalho, dedicação e da aposta contínua dos Lobos de Leiria na inclusão e no potencial de cada atleta, independentemente das suas limitações”, refere o clube, em comunicado. Para a instituição, esta conquista “representa a quebra de uma barreira significativa” e valida o mérito e a competitividade do desporto adaptado.
“Este é, sem dúvida, um dos momentos de maior orgulho na história do nosso clube. Ver dois dos nossos atletas, que trabalharam de forma incansável e superaram todos os desafios, a vestir as cores de Portugal é a materialização de um sonho. Isto vai muito além de uma convocatória. É um ato de reconhecimento, de validação e de justiça para o desporto adaptado. Prova que o mérito e o talento não conhecem barreiras. Os nossos atletas não vão à Bélgica apenas para competir; eles vão para abrir uma porta que, até hoje, estava fechada para muitos. Leiria está, mais uma vez, na vanguarda da inclusão, e partilhamos esta conquista com toda a cidade que nos apoia”, refere Raul Testa, presidente da Associação Asteriscos e dos Lobos de Leiria, citado em comunicado.
Os Lobos de Leiria estão agora a mobilizar esforços para garantir que os seus atletas tenham todas as condições necessárias para a deslocação .
Além do ju-jitsu adaptado, o clube tem atividade em mais modalidades: judo, boxe, ju-jitsu japonês, jiu jitsu brasileiro, defesa pessoal, krav maga e rugby.