Os judocas Dário Frazão e Dina Rosa, do clube Lobos de Leiria e da OASIS, conquistaram medalhas de bronze no Campeonato da Europa de ju-jitsu, que decorreu na Bélgica.
Na primeira participação de uma delegação nacional na variante de ju-jitsu adaptado, os dois atletas chegaram ao pódio, trazendo medalhas para Leiria e para Portugal.
A acompanhar os dois atletas nesta missão, esteve uma equipa multidisciplinar, constituída pelo mestre e selecionador Fábio Carril, dos Lobos de Leiria, e pela terapeuta Rita Sousa, da associação OASIS.
Segundo comunicado dos Lobos de Leiria, este resultado “é o culminar de anos de trabalho do projeto ‘IncluJitsu’ dos Lobos de Leiria, que se tem afirmado como uma referência nacional na modalidade e que agora prova o seu valor no mais alto palco competitivo da Europa”.
O presidente do clube, Raul Testa, citado na mesma nota, lembra que “o objetivo dos Lobos não é vencer competições, é criar condições para que os nossos atletas vençam na vida”.
“Hoje, apesar de estarmos a celebrar uma incrível conquista desportiva, celebramos muito mais do que isso. Celebramos a coragem do Dário e da Dina em sair da sua zona de conforto, viajar para a Bélgica, interagir com centenas de pessoas e competir com os melhores do mundo num pavilhão cheio. Trazer para casa medalhas de bronze europeias depois de tudo isto… Se isto não é superação e vencer na vida, nada é”.
Os Lobos de Leiria esperam que esta conquista abra “portas para o futuro do ju-jitsu adaptado em Portugal” e sirva “de inspiração para centenas de outros atletas, provando que não existem limites para o talento e a determinação”.