O artista plástico Nelson Ferreira, natural da Maceira, Leiria, esteve em residência artística no templo de Angkor Wat, no Cambodja,
Nelson Ferreira levou para o Camboja a técnica PlatiGleam, “Platina que brilha”, que estreou em 2023 no Mosteiro da Batalha, sendo – segundo o próprio – o primeiro artista a expor individualmente em Angkor Wat.
Em Angkor Wat, “o maior monumento religioso do mundo em área (163 hectares) e concebido de forma a que o seu eixo principal se alinhe com o nascer do sol nos equinócios”, destaca Nelson Ferreira, o próprio vai expor pinturas de criou durante sete nasceres do sol, que se tornam visíveis apenas sob a luz de lanternas de telemóvel.
“Este jogo entre a imagem oculta e a luz revelada reflete o simbolismo cósmico do templo
e estabelece um diálogo profundo entre a arte PlatiGleam e a arquitetura sagrada”, explica, em comunicado.
As obras do artista de Leiria serão exibidas para celebrar o Equinócio, nas madrugadas de 21, 22 e 23 de setembro, entre as 4 e as 7 horas.
Através de PlatiGleam, o artista faz da escuridão visão, convidando o público a descobrir nas telas as suas pinturas através do foco de luz (como a lanterna do telemóvel). Em sítios patrimonialmente relevantes, Nelson Ferreira explora as ligações eternas dos espaços à luz, ao cosmos e à contemplação.
O projeto foi apoiado pela agência de desenvolvimento alemã GIZ Cambodja, que promove programas de património cultural sustentável, em colaboração com o Templo de Borobudur, na Indonésia – onde Nelson Ferreira também já expôs -, no quadro do programa Twin World Heritage.