Uma sessão dedicada ao escritor José Cardoso Pires, o teatro de Jon Fosse pelos Artistas Unidos, e a digressão d’“A Noite dos Visitantes”, de Peter Weiss, marcam a programação de setembro do Teatro da Rainha, das Caldas da Rainha.
Após uma dúzia de representações pelo interior do país, a companhia leva a cena “A Noite dos Visitantes”, no dia 12, em A-dos-Francos, no dia 13, em Santa Catarina e dia 14, em Alvorninha, no concelho de Caldas da Rainha, informou o Teatro da Rainha em nota de imprensa divulgada ontem.
A peça tem encenação de Fernando Mora Ramos e é coproduzida pelo Teatro das Beiras.
O Teatro da Rainha continua a comemorar os 40 anos de atividade, a partir do dia 22, no Beco do Forno, com uma exposição evocativa de espetáculos aí realizados, tais como “O Soldado Vigilante”, de Miguel de Cervantes, “O Ciúme do Enfarinhado”, de Molière, e “Kabaret Keuner e outras histórias”, de Bertolt Brecht.
Nos dias 26 e 27, o espaço acolhe também a apresentação de “Cenas de fim de boca”, um espetáculo de Fernando Mora Ramos.
No próximo dia 16, há poesia à noite no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, com uma sessão dedicada à vida e obra de José Cardoso Pires, com leitura de excertos de várias obras do autor de “O Delfim” e “Dinossauro Excelentíssimo”, por Mafalda Taveira, José Carlos Faria e Nuno Machado.
Henrique Manuel Bento Fialho recebe igualmente Ana Cardoso Pires, filha do escritor, para uma conversa.
No âmbito da parceria com o CCC, os Artistas Unidos regressam, no dia 18, às Caldas da Rainha com a peça “Vento Forte”, do Prémio Nobel da Literatura Jon Fosse, que será apresentada no Pequeno Auditório do CCC.
Com encenação de António Simão, que também interpreta, com Andreia Bento e Nuno Gonçalo Rodrigues, a peça foi estreada em 2021. “Vento Forte” marcou o regresso do dramaturgo à escrita dramática, depois de um longo período sem escrever para teatro.
Dois dias depois, no mesmo espaço, o compositor e designer sonoro Carlos Alberto Augusto apresentará “A Parábola”, um ciclo de peças para músicos-atores a solo, que interpretam o seu instrumento dizendo em simultâneo um texto.
Os textos do projeto têm origem no livro “The Parable of the Beast”, de John N. Bleibtreu. O concerto inclui quatro obras, para quatro solistas: viola de arco, marimba, percussão e guitarra clássica.
No dia 24, no mesmo local, será exibido o documentário “O Voo do Crocodilo. O Timor de Ruy Cinatti”, realizado por Fernando Vendrell, em torno da presença do poeta português no território timorense, onde realizou um levantamento etnográfico e pesquisas antropológicas de relevo.