Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

Primeira sessão do ciclo “2025-2035: Uma década decisiva para Leiria e Oeste” reuniu oito candidatos à Câmara das Caldas da Rainha

A necessidade de transformar o Instituto Politécnico de Leiria numa universidade dominou grande parte do debate.

O Auditório da Expoeste recebeu este sábado a primeira sessão pública do ciclo “2025-2035: Uma década decisiva para Leiria e Oeste”, que reuniu os oito candidatos à presidência da Câmara das Caldas da Rainha numa mesa-redonda sobre os desafios futuros do concelho.

Vítor Marques (Vamos Mudar), Hugo Oliveira (AD), Luís Filipe Gomes (Chega), Carlos Ubaldo (BE), Carlota Oliveira (IL), Duarte Raposo (CDU), João Arroz (Livre) e Carlos Barroso (ADN) debateram estratégias para tornar a região uma referência em talento, inovação e competitividade, tendo como base o estudo “Prospetiva 2035”.

A necessidade de transformar o Instituto Politécnico de Leiria numa universidade dominou grande parte do debate, com vários candidatos a defenderem a criação de polos de ensino superior nas Caldas que se possam articular com as necessidades das empresas e do território.

Questões como a habitação acessível e a segurança urbana gerou consenso entre os candidatos, com propostas que vão desde o reforço do policiamento à implementação de videovigilância. No capítulo económico, os candidatos defenderam medidas para apoiar PME e start-ups.

O debate sobre a localização do novo Hospital do Oeste confirmou as posições já conhecidas, com quase todos os candidatos a defenderem a sua construção nas Caldas da Rainha, nomeadamente Vítor Marques, Hugo Oliveira, Luís Filipe Gomes e Carlota Oliveira, enquanto João Arroz, Carlos Ubaldo e Duarte Raposo defenderam a necessidade da construção, independentemente da localização, garantindo condições de acessibilidade. Já Carlos Barroso defendeu que a prioridade deverá ser a requalificação do atual hospital e de garantir que todos os serviços funcionam, ao contrário do que vem sucedendo.

A iniciativa, que resulta da parceria entre IPLeiria, COTEC Portugal e Região de Leiria, terá ações ainda em Leiria, Marinha Grande e Torres Vedras.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados