O risco de queda de uma parte da barreira na rua do Rei Lavrador, que liga a rotunda da A17, no limite das freguesias de Regueira de Pontes e Ortigosa a Amor, no concelho de Leiria, levou a Junta de Freguesia de Regueira de Pontes a interditar a via ao trânsito, na última sexta-feira, dia 16.
A derrocada veio a confirmar-se, na noite de sábado, com a queda de uma grande porção de terra e a estrada ficou condicionada, com colocação de baias.
A partir de amanhã, quinta-feira, a sinalética de corte de estrada “será reforçada com maciços de betão”, informou o Município de Leiria esta quarta-feira, justificando que “esta medida serve para proibir a passagem de viaturas na via e, assim, salvaguardar a segurança de pessoas e bens, pois o talude apresenta grande instabilidade”.
Apesar da sinalização e das baias colocadas vários automobilistas desrespeitaram a interdição.
Ao nosso jornal, o presidente da Junta de Freguesia de Regueira de Pontes adiantou que a autarquia pretendia intervir, após autorização do proprietário, ainda durante esta semana, todavia, a localização, junto a pilares do viaduto da A17 e à linha do Oeste, a par das condições meteorológicas previstas, tornam “o processo de resolução mais complexo” e não será possível avançar com os trabalhos , adianta o Município de Leiria.
A estrada só deverá reabrir ao trânsito depois da situação ficar resolvida, alerta o presidente de junta, Vítor Matos, sensibilizando os automobilistas para respeitar a sinalização existente e utilizar os percursos alternativos para ligar as localidades.
(Atualização às 22 horas de 21 de janeiro de 2026, com a informação avançada pelo Município de Leiria)