Assinar
Alcobaça

Alcobaça prepara candidatura à Rede de Cidades Criativas

Candidatura vai assentar na tradição gastronómica do concelho.

Doces conventuais de Alcobaça

A Câmara de Alcobaça está a preparar uma candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Gastronomia. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara de Alcobaça na última sessão da Assembleia Municipal, que decorreu no passado dia 26.

“O concelho de Alcobaça, caracterizado por ter um forte carácter agrícola, nomeadamente através da Maçã de Alcobaça, tem uma grande tradição gastronómica, pelo que podemos ser uma cidade criativa da gastronomia”, avançou Paulo Inácio. Para o chefe do executivo municipal, o objetivo é “ser uma vanguarda no contexto nacional também nesta perspetiva e nesta área”.

O Politécnico de Leiria foi o parceiro escolhido para apoiar a autarquia com a candidatura, tendo em conta “o know-how académico do assunto, nomeadamente na área da nutrição”, sublinhou o social-democrata.

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

Caldas da Rainha e Leiria, no lote de 66 cidades do mundo, foram reconhecidas em outubro de 2019 como Cidades Criativas pela UNESCO pelo contributo para o artesanato e as artes populares e para a música, respetivamente. Braga, Amarante, Barcelos, Idanha-a-Nova e Óbidos são as restantes cidades do País que integram a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

As 246 cidades que atualmente compõem esta rede trabalham juntas em direção a um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento no nível local e cooperar ativamente no nível internacional nas áreas da gastronomia, artesanato e artes folclóricas, media arts, cinema, design, literatura e música.

Alcobaça é conhecida na área da gastronomia pelos hortícolas e frutícolas, pelos doces conventuais e mais recentemente pelo Porco Malhado de Alcobaça. O frango na púcara é o prato mais tradicional, mas são várias as especialidades à mesa do concelho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados