Assinar


Peniche

Aprovado plano de cogestão para apanha de percebe nas Berlengas

Foi também criado o “Comité de Gestão para a Apanha de Percebe”, que tem como função aprovar propostas de gestão e assegurar a sua execução.

percebe

O plano de cogestão para a apanha de percebe no arquipélago das Berlengas foi este mês aprovado e publicado em Diário da República, anunciou a Câmara Municipal de Peniche.

Este plano inclui a criação do “Comité de Cogestão para a Apanha de Percebe” com o objetivo de gerir e monitorizar a apanha sustentável de percebe (Pollicipes pollicipes) dentro dos limites da Reserva Natural das Berlengas. Aprovar propostas de planos de gestão a submeter à aprovação do membro do Governo responsável, bem como assegurar a execução do respetivo plano de gestão são duas das competências do comité.

Segundo comunicado da autarquia, o novo modelo de gestão irá permitir “alcançar a sustentabilidade ambiental, económica e social, equilibrando a preservação ambiental e a exploração do recurso”. Tem por base “uma atitude de partilha de responsabilidades e de respeito mútuo entre os diferentes intervenientes, mais concretamente mariscadores, cientistas e entidades oficiais”.

A elaboração do plano resultou de várias reuniões da Comissão Executiva do Comité de Cogestão, tendo sido coletivamente estabelecidos os objetivos de gestão, a organização do plano de gestão e as medidas a implementar para cumprimento dos objetivos a que se propunham.

A apanha de percebe é uma atividade com grande relevância socioeconómica a nível regional, sendo o percebe das Berlengas “um recurso biológico altamente apreciado” e uma iguaria valorizada a nível nacional e internacional, realça a autarquia na mesma nota.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.