A Trupe de Teatro Juvenil do Leirena foi selecionada para atuar na final do festival Panos – Palcos Novos Palavras Novas, que decorrer no Convento de São Francisco, em Coimbra, durante este fim de semana.
O projeto do Teatro Nacional D. Maria II é destino a jovens dos 12 aos 19 anos, que representam textos originais, de norte a sul do país.
Panos, que se apresenta com uma iniciativa “onde se lê, faz e apresenta teatro de e para jovens”, dedica-se a novas dramaturgias, descentralizando a prática teatral, através do envolvimento de jovens de escolas, associações, teatros e grupos municipais.
Na região de Leiria participaram este ano os grupos de teatro da Escola Secundária Domingos Sequeira, Grupo de Teatro Juvenil do Teatro Municipal de Ourém, Clube de Cultura e Artes da Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Ourém e a Trupe do Leirena.
Esta última foi uma das seis estruturas escolhidas por um júri para a apresentação final de Panos, que decorre até domingo em Coimbra.
É precisamente no dia 1 de junho, às 18 horas, que a Trupe do Leirena sobe a palco, especificamente na Black Box, para apresentar “Vida, uma aplicação”, texto de Gisela Casimiro, com encenação de Rui Costa e Catarina Carmo. A interpretação está a cargo de Bruna Duarte, Constança Lavos, Dhiego Magalhães, Leonor Lisboa, Leonor Portugal, Lia Marques, Madalena Moreira, Maria Silva, Maria Miranda, Luísa Oliveira, Marta Alves, Francisca Oliveira e Sara Oliveira.
Na final do Panos estão ainda os grupos Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém), Trevo Violeta Escuro (Portalegre), Sol d’Alma – Associação de Teatro (Ovar), Grupo de Teatro Juvenil do Virgínia (Torres Novas) e (En)Cena – Escola Secundária de Serpa.