Onze escolas do concelho de Leiria recolheram 9,1 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) no último ano letivo, no âmbito da 14ª edição do projeto “Escola Electrão”, tendo a Secundária Afonso Lopes Vieira e a Associação de Bem-Estar dos Parceiros angariado cerca de 2,1 toneladas cada uma, e a Escola Básica José Saraiva 1,9 toneladas.
Ao nível do distrito de Leiria, participaram nesta edição do programa 28 escolas, destacando-se a Secundária Pinhal do Rei, que recolheu 2,4 toneladas de REEE.
No total, os estabelecimentos escolares, de vários níveis de ensino, conseguiram recuperar quase 21 toneladas de REEE além de 219 quilos de lâmpadas e 784 quilos de pilhas e baterias usadas, com vista ao devido encaminhamento para reciclagem.
Além do contributo do projeto em termos ambientais, a adesão a este programa permite às escolas conquistarem cheques-prenda que podem ser trocados por novos equipamentos elétricos.
No caso do distrito de Leiria, os resultados da campanha valeram a 18 escolas um valor global de 2.100 euros, atribuídos em função das quantidades de resíduos recuperados.
Já a nível nacional, participaram 890 estabelecimentos escolares que recolheram cerca de 460 toneladas de REEE, pilhas e lâmpadas, mais 100 toneladas do que na edição anterior. Globalmente, foram contemplados com 50 mil euros em cheques-prenda.
460
Projeto “Escola Electrão” permitiu a escolas de todo o país recolherem cerca de 460 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos, além de pilhas, baterias e lâmpadas, o que representou mais 100 toneladas do que na edição anterior