Os espectadores são protagonistas na nona edição do colóquio “Teatro, Espaço Vazio e Democracia”, que o Teatro da Rainha promove no sábado, dia 13 de dezembro (14h30), dedicado ao tema “O teatro que fizemos, o teatro que fazemos”.
Na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, será dada a palavra aos espectadores, que vão partilhar testemunhos da sua relação com a companhia, “testemunhos elaborados a partir da memória, porventura única, de uma noite, de um dramaturgo em particular, de um núcleo de atores, de um espaço físico, de uma encenação”, avança a organização.
Serão intervenientes: Teresa Albuquerque, José Luís Ferreira, Paula Carvalho, José Ricardo Nunes, António Mora Ramos, Carlos Lobato, Christine Zurbach, Henrique Manuel Bento Fialho, Francisco Leal, Isabel Xavier, Inês Pereira, José Serrão, Luís Varela, Margarida Amaral, Margarida Araújo, Nuno Lopes, Paulo Nuno Silva, Rita Faria, Teresa Paula e Fernando Mora Ramos.
No final, os atores do Teatro da Rainha Fábio Costa, Hâmbar de Sousa, Inês Barros, Mafalda Taveira e Tiago Moreira, lerão com Fernando Mora Ramos um texto sobre “O teatro que fizemos, o teatro que fazemos”: “O teatro é a escola da singularidade construída em colectivo nas interacções inteligentes e sensíveis de um processo de criação”.
Durante esta sessão, será lançado mais um número da revista “Teatro, Espaço Vazio e Democracia”, com as intervenções da edição de 2024, subordinada ao tema “Novas Dramaturgias: O Processo de 4 autores à procura de voz”.