Que melhor forma poderia existir para começar o inverno do que a chegada da neve ao ponto mais elevado do distrito de Leiria?



Esta manhã, Santo António dos Neveiros, em Castanheira de Pera, acordou “pintado” de branco, confirmando as previsões avançadas ontem, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de “queda de neve acima de 800/1000 metros de altitude, podendo descer temporariamente a cota para 600/800 metros, em especial na região Norte”.
As imagens foram partilhadas pelo Município e são muitos os vídeos e fotografias que começam a ser partilhados nas redes sociais.
Este domingo, onze distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à agitação marítima, indicou o Instituto.
Os distritos de Braga, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão em alerta laranja para a queda de neve até às 9 horas, prevendo-se “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados”, de acordo com um comunicado do IPMA.
Na nota, o IPMA estende ainda o alerta laranja para agitação marítima em sete distritos, estando este agora em vigor até às 24 horas de hoje.
Leiria, tal como Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto e Viana do Castelo estão todos com previsão de “ondas de noroeste com cinco a seis metros e altura máxima de 10 metros”.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O inverno começa hoje, com previsão de chuva, queda de neve e temperaturas máximas a variar entre os 4 e os 14 graus Celsius, segundo o IPMA.
Portugal continental será afetado durante este fim de semana por uma massa de ar polar marítima que provocará a queda de neve a cotas mais baixas e temperaturas próximas ou inferiores a 0 graus no interior Norte e Centro.