A Câmara da Nazaré, liderada pelo PSD, aprovou hoje, por maioria, a atribuição de pelouros, a tempo inteiro, ao vereador socialista João Graça, que ficará responsável pela gestão das oficinas e estruturas municipais.
Na reunião do executivo, o presidente da Câmara da Nazaré, Serafim António Silva (PSD), justificou o convite ao vereador socialista para integrar o executivo “a tempo inteiro” pela necessidade de “otimizar recursos” na gestão e reorganização das oficinas e estruturas municipais.
“É uma pasta essencial”, para a qual, “se o vereador João Graça (PS) não tivesse aceitado o convite, seria um recurso que teria de ser contratado fora [do grupo municipal]” justificou o presidente do município do distrito de Leiria.
A proposta para a entrada de mais um vereador a tempo inteiro (a juntar ao presidente e dois vereadores do PSD) integra-se, segundo Serafim António Silva, na implementação de um novo organograma do município, aprovado hoje por maioria, com a abstenção do Chega.
A proposta de novo organograma “insere-se num novo ciclo político, que exige uma administração municipal mais capaz e orientada para resultados”, afirmou o autarca, que, em menos de três meses de funções, constatou ser “evidente que a estrutura orgânica existente não responde com a eficácia necessária aos desafios que o município enfrenta”.
Na reorganização, a Câmara da Nazaré passa a contar com seis divisões e cria sete chefias intermédias de terceiro grau.
A criação de novas divisões e de chefias intermédias, que terá um impacto de cerca de 80 mil euros nas contas do município, representa, para Serafim Silva, “uma opção consciente por uma gestão mais eficaz, que reduza constrangimentos operacionais e melhore a qualidade da decisão”.
A proposta do novo organograma foi submetida à apreciação do Fundo de Apoio Municipal, um programa de ajustamento municipal a que a Câmara recorreu em outubro de 2018, por se encontrar em situação de rutura financeira.
Desde então, a autarquia beneficia de empréstimo de assistência financeira de 35,2 milhões de euros, que vigora pelo prazo de 32 anos.
A proposta de organigrama mereceu o parecer positivo do FAM.
A Câmara da Nazaré é liderada pelo PSD, que elegeu o presidente e dois vereadores para o executivo, que conta ainda com três vereadores do PS e uma vereadora do Chega.