Mais do que nunca somos chamados a usar a nossa responsabilidade e gestão do tempo de forma inequívoca. Se até agora todos estávamos sujeitos a desperdiçadores de tempo vindos do contexto exterior, agora o principal desperdiçador de tempo pode vir de dentro de nós próprios.

Assim em teletrabalho é essencial relembrar algumas dicas para ter êxito e não deixar cair a sua produtividade. Aqui ficam algumas sugestões.

1 – Teletrabalho não é sinónimo de férias nem de pura flexibilidade de trabalho, é sinónimo de autonomia e responsabilização pelas tarefas que cada um tem que desenvolver e por isso é importante começar e terminar o dia no horário normal de trabalho, fomentando os períodos normais de descanso, como lanches, café ou mesmo almoço. Acorde à mesma hora e siga as suas rotinas, sempre que lhe seja possível. Manter a consistência das suas atividades é fundamental para a nossa rotina diária profissional, mas também pessoal.

2 – O facto de estar em casa não significa que tenha que estar todo o dia de pijama… arranje-se como se fosse para o escritório, isso vai aumentar não só a sua autoestima, mas também impulsionar o seu pensamento a focar-se em “modo trabalho” e não lazer. Isto não quer dizer que não possa ser mais informal na indumentária, mas é bom lembrar que a qualquer momento pode ter que fazer uma videochamada com um colega ou um cliente, o mundo caminha para este cenário, não é assim?

3 –  É importante criar o set up de trabalho, colocando tudo o que é necessário num determinado espaço concreto, evitando trabalhar ora no sofá… ora na mesa da sala… ora no quarto. Encontre o seu espaço confortável, mas de trabalho! Ainda mais quando muitos vão ter neste período crianças a pedir atenção – é um exemplo que pode seguir para si e para eles. Nunca a disciplina e o planeamento foram postos à prova de uma forma tão rápida.

4 – Planeamento… Planeamento e Planeamento – é necessário fazer a agenda semanal e diária e definir tarefas em cada bloco do dia e FAZER, CONCRETIZAR!  É importante organizar as tarefas da manhã e as tarefas da tarde! “Não deixes para logo o que podes fazer agora” continua a ser um lema importante a relembrar em TELETRABALHO.

5 – Mantenha sempre a ligação com a equipa! Se o trabalho implica “Equipa”, reúna logo pela manhã e ao final do dia com a sua equipa. Hoje há imensas ferramentas disponíveis que nos permitem em tempo real estar próximo dos nossos colegas de trabalho.  Estar a trabalhar é estar contactável sempre! A par disso a restrição dos momentos sociais que hoje somos forçados a fazer, em prol da segurança da saúde de todos, pode ser incrementada com a nossa criatividade e podemos partilhar com a nossa equipa coisas que nunca tivemos tempo de partilhar. Mesmo com teletrabalho é tempo de unirmos mais as nossas equipas!

O teletrabalho é uma novidade para a grande maioria dos colaboradores, das equipas e por isso, mais do que nunca, é necessário medir os resultados e estar pronto para fazer reajustamentos que melhorem a produtividade. Estamos todos diariamente a aprender!