Assinar

Hugeek: 22 de maio: Dia da Felicidade?

Vou bater no ceguinho com o tema da felicidade. É, sou um pouco obcecado com o tema.

Hugo Menino Aguiar, Presidente da Associação Fazer Avançar hma@fazeravancar.org

Vou bater no ceguinho com o tema da felicidade. É, sou um pouco obcecado com o tema. Tem piada usar este adjetivo e falar sobre felicidade. É quase como falar sobre alimentação saudável e enfardar fast food todos os dias.

Acho que me interessei sobre o tema mais por ser um stressado e por me fazer impressão a energia tão positiva dos outros do que por ser o homem mais feliz do mundo. Tinha curiosidade e quis aprender a usufruir (ser um pouco mais feliz?).

Tenho lido algumas críticas negativas que são feitas a quem faz investigação nesta área, tem interesse ou simplesmente tenta ser mais feliz. Faz-me alguma confusão. Se ajudar a criar empatia entre nós – eu não sou feliz todos os dias. E não sei se isso existe. Aliás eu não sei “puto” sobre o tema. Mando uns “bitaites” e tento aprender porque quero estar melhor. Ok, tento mandar “bitaites” mais ou menos bem informados. Mas voltando ao tema, não ser feliz todos os dias também não quer dizer que seja depressivo. A felicidade não é racional. Também me questiono sobre o meu estilo de vida, penso no que podia estar a fazer mais, como viajar. Ou a menos, como trabalhar. Ainda agora olhei para os feeds do meu FB e só vejo amigos a postar fotos em lugares fantásticos ou a usufruir o momento. Porra. É terça-feira! O que é que eles descobriram que eu não descobri? Como é que eu não estou no topo de uma montanha a ver a paisagem ou de barriga para o ar na praia?

No dia 22 de maio de 2012, Leiria teve o 1º dia da Felicidade. Esforçaram-se para que se falasse felicidade e em fazer sorrir. Aquilo que fazemos não existe sozinho. Precisa que alguém lhe dê sentido. Admiro os que deram sentido àquele trabalho.

Este ano repete-se a proeza. É o contributo de cada um de nós no esforço coletivo que pode fazer do dia 22 o Dia da Felicidade. Parece que andam à procura de voluntários. Podes ajudar na preparação (email para leiriahc@fazeravancar.org). O dia é para ser relaxado e para te lembrar de sorrir. Leva um smile no peito, cola-o numa árvore. Dá um abraço a alguém. Faz o que bem entenderes.

(texto publicado a 9 de maio de 2013)