Assinar

Leva se quiseres: Cambada de putos….

Os jovens de antigamente criaram condições insuportáveis para os “nossos jovens”.

Tiago Granja Carvalho, bancário tiagogranja2000@gmail.com

Os jovens de antigamente criaram condições insuportáveis para os “nossos jovens”. Criaram-lhes dívidas; um sistema de segurança social caduco; e pior; elegeram decisores de políticas económicas ruinosas. Idolatraram a despesa, transformaram a cidadania em consumismo e substituiriam democracia por economia. Os jovens “são assim”, destroem toda uma geração. (E não estou a falar do comum “choque geracional” entre pais e filhos, mas do confronto entre os jovens/filhos e as gerações futuras). Mal criados é o que são. Esbanjam antecipadamente recursos que um dia outros “putos” irão pagar. E como junkies, agarrados à dívida, não conseguem parar de consumir défices consecutivos em fortes doses diárias. Dizem que faz bem ao “crescimento” (e ao dealer que lhes suga o que têm e o que não têm a preço de saldo).

Mas quem os desculpabiliza e legitima a sua “inocência”? Eu por mim acho que dar voz aos “jotas” tem-se revelado perigoso.

Entretanto, porque isto dá ressaca, apela-se ao país que se chegue à frente e que pague a “desintoxicação”. Como se não bastasse ainda se pede que “produzam” novos jovens, os sustentem ou que os exportem “lá para fora”.

Se calhar é tempo de colocar velhos a mandar nisto. A experiência e a proximidade da morte física permitem uma visão mais responsável e menos senil da realidade.

(texto publicado a 4 de abril de 2013)