Assinar Edições Digitais

Opinião: Um novo pólo de eventos

O antigo Convento de Santana ocupava nos finais do séc.XV o espaço onde hoje está instalado o Mercado com o mesmo nome! Local de grandes tradições, foi em grande parte do século XX o verdadeiro mercado do povo!

Edgar Carvalho, edgarcarvalho1@hotmail.com

O antigo Convento de Santana ocupava nos finais do séc.XV o espaço onde hoje está instalado o Mercado com o mesmo nome! Local de grandes tradições, foi em grande parte do século XX o verdadeiro mercado do povo! Ali se tornou a praça diária da população, com as bancas de venda de produtos da região, pequenos talhos ao redor e um excelente mercado de peixe!

O velho mercado construído em 1931 pelo arquitecto Korrodi, fruto do desenvolvimento urbano e económico ao longo dos anos entre as décadas de 40/70 do séc. XX, foi sujeito mais tarde a obras de remodelação com uma nova estética e reinaugurado como Centro Cultural em 2003.

Presentemente está a sofrer mais obras de requalificação no âmbito do QREN – com um apoio Comunitário de 411 mil euros. Este Mercado de Artes poderá finalmente ser um excelente pólo para os mais diversos eventos. Não só pela sua excelente localização, mas também porque faz parte do núcleo mais antigo do Centro Histórico da cidade do Lis, merece que sejam criados programas ao longo do ano.

O Mercado de Santana deverá ser um ponto diário de encontro da população e assim atrair mais turistas a um espaço que poderá beneficiar toda a zona envolvente.

Os meus parabéns por esta iniciativa que tornará este centro cultural num espaço aprazível, de convívio e com condições para que os leirienses possam desfrutar de excelentes momentos de lazer, assistindo ou participando nos mais diverso eventos!

(texto publicado na edição de 16 de Dezembro de 2011)