Assinar Edições Digitais
Sociedade

Fórum: Há mercado para três centros comerciais na cidade de Leiria?

O Continente que vira Leiria Shopping. O terminal rodoviário que recebe um centro comercial. As entradas de Leiria que recebem um novo retail-park. Há espaço para tanto comércio?

Dia 25 de Março de 2010. Esta é a data prevista para a abertura do centro comercial da Sonae Sierra em Leiria. Em boa verdade, trata-se da transformação do Continente em Leiria Shopping. São 74 milhões de euros de investimento e a criação de mais de uma centena de lojas.

900 postos de trabalho, 1.900 lugares gratuitos de estacionamento e uma expectativa de vendas este ano na ordem dos  77 milhões de euros e oito milhões de visitantes por ano.

2014. A data não é certa. Mas é o horizonte temporal previsto. O terminal de transportes públicos no centro da cidade de Leiria desaparece. No seu lugar nasce um empreendimento que mistura comércio, habitações e serviços. O conceito, garantem os promotores, é inovador, e haverá pessoas a visitar a cidade só para ver o edifício. A ideia, afirmam, é usar as novas tecnologias no seu expoente máximo, num centro comercial de nova geração, que envolve todo o centro histórico (CH). Exemplo dessa filosofia é o desejo de ter, na própria administração, um representante do CH, e a constituição de cartões de compras e crédito comuns a toda a cidade, tal como um serviço de entregas ao domicílio comuns.

No quarteirão nascerá um novo complexo, com 10 pisos – cinco subterrâneos, dos quais quatro para estacionamento, os restantes para comércio e habitação. O troço da Avenida Heróis de Angola que o acompanha passa a pedonal e o trânsito circula dentro do  próprio edifício, num túnel no piso zero, ao lado de um supermercado e Outlet permanente, onde todos os comerciantes da cidade poderão vender os seus excedentes. Nas frentes viradas para a avenida e para o rio serão instaladas esplanadas. Para erguer a obra, serão investidos cerca de 56 milhões de euros.

Data ainda incerta. Um centro comercial “retail park” entra em funcionamento no âmbito do Projecto de Intervenção Urbana que vai revolucionar toda a zona entre o Bairro dos Capuchos, Porto Moniz e Bairro de Jericó. Vias pedonais, praças, espaços verdes, edifícios destinados a habitação e comércio – nomeadamente um retail park, junto ao IC2 – integram o rol de alterações profundas na paisagem e nas acessibilidades de Leiria. A criação de um retail park, cuja fachada e estruturas serão verdes, para se confundir com a paisagem, integra este plano.

Este é um cenário que aponta para a criação em Leiria de três grandes espaços comerciais nos próximos anos. A questão surge como natural: Existe mercado para três centros comerciais na cidade de Leiria?

Deixe a sua opinião e vote na sondagem na nossa homepage.