Assinar Edições Digitais
Cultura

Fim-de-semana cheio de sopas e também com enchidos

Abriu a época dos festivais de sopa: só neste fim-de-semana há três na região. Na Barosa e Marinha Grande há festivais de colher na mão, na Boa Vista a proposta são os enchidos.

Abriu a época dos festivais de sopa: só neste fim-de-semana há três na região. Na Barosa é onde se pega primeiro na concha. A 4ª Mostra de Sopas arranca às 17 horas de amanhã, sábado, no Salão de Festas, no largo da igreja. Domingo repete-se a dose com muitas sopas para provar a partir das 12h30.

Na Marinha Grande, as sopas são servidas no antigo mercado municipal. A Feira das Sopas é uma organização partilhada pelo grupo Tocándar e pelo Rancho Folclórico de Picassinos. A entrada dá direito a provar todas as sopas em exposição, a partir das 19 horas de amanhã, sábado.

Ainda na Marinha Grande, há mais sopas a ser servidas no Grupo Desportivo e Recreativo das Figueiras, situado no lugar das Figueiras. A organização é da Associação de Pais do Jardim de Infância da Boavista, que convida a levar a colher à boca domingo, a partir das 12 horas.

Mas para quem não é adepto de caldos e cremes, há mais propostas para saciar o apetite. Na Boa Vista, sábado e domingo decorre o 3º Festival de Enchidos Tradicionais. Também há sopas no adro da igreja, mas os enchidos e os petiscos os reis desta festa que visa angariar fundos para a construção de um centro de
dia naquela freguesia do concelho de Leiria.