Assinar
Sociedade

“Palacete dos Guerra” recebe Prémio Korrodi 2010

O “Palacete dos Guerra”, edifício que em tempos recebeu a sede da União de Leiria e que foi recentemente recuperado, venceu o Prémio Korrodi – IV Bienal.

O “Palacete dos Guerra”, edifício que em tempos recebeu a sede da União de Leiria e que foi recentemente recuperado, venceu o Prémio Korrodi – IV Bienal.

Premiados Prémio Korrodi - IV Bienal

O júri, composto por Laura Esperança (presidente da Junta de Freguesia de Leiria), Vitória Mendes (representante da Câmara Municipal de Leiria), Carlos Vitorino (representação da ordem dos Arquitectos), Teresa Mariano (representante da Ordem dos Engenheiros) e João Mendes Ribeiro, arquitecto convidado, decidiu por unanimidade atribuir o prémio ao antigo “Palacete do Guerra”, situado na Rua João de Deus, em Leiria.

O projecto, da autoria da PAU – Arquitectos Associados, Lda, e promovido pela Creinveste – Investimentos Imobiliários, S.A., foi escolhido pelo júri “pela forma como relaciona a preexistência com a obra contemporânea, manifestando uma contenção que privilegia o existente, sem no entanto deixar de assumir uma posição de renovação, resultando num conjunto harmonioso, fortemente relacionado com o espaço público e com o lugar”, descreve o júri.

Palacete dos Guerra

O edifício recuperado é descrito como “uma obra madura, baseada numa solução sóbria e que contribui de uma forma clara para a revitalização do centro histórico, apresentando, pela sua dimensão e complexidade, um carácter pedagógico”.

Ao vencedor é atribuído um prémio de 2.500 euros. Nesta edição, a novidade foi a emissão, limitada, de selos com imagem das obras a concurso, que foram oferecidos a todos os concorrentes.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à “Antiga Padaria Arte Nova”, actual Viagens El Corte Inglês, situada na Rua da Graça, pela “resposta de qualidade relativamente ao desafio do programa”. A autoria do projecto é de Rui Rei Alves e Teresa Belo Rodeia.

A concurso nesta organização da Junta de Freguesia de Leiria estavam também um edifício na Rua Rodrigues Cordeiro, o Edifício Garage, situado na Avenida Heróis de Angola e um edifício da Rua Barreto Perdigão.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.