Select Page

Museu da Cerâmica lança visitas guiadas para cegos

Museu da Cerâmica lança visitas guiadas para cegos

Réplicas de Zé Povinho e Maria Paciência vão passar a poder ser tocadas por cegos no Museu da Cerâmica, em Caldas da Rainha, que sábado lança o projeto “O museu da Cerâmica na Ponta dos Dedos”.

“Vamos ter em várias salas réplicas de peças de Bordalo, como o Zé Povinho ou Maria Paciência, que podem ser tocadas por pessoas cegas e um guião em Braille com informações sobre as peças e o próprio palacete onde está instalado o museu” disse à Lusa fonte do Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha.

Desenvolvido em parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPL – Instituto Politécnico de Leiria, o projeto “O Museu da Cerâmica na Ponta dos Dedos”pretende abrir o museu a novos públicos como visitantes cegos ou com baixa visão que “normalmente são esquecidos” explica a mentora do projeto, Guilhermina Costa.

Para além das réplicas e dos materiais em Braille (sistema de leitura com o tato), os invisuais vão passar a dispor de visitas táteis guiadas, em que poderão explorar peças originais do museu, entre as quais a lareira forrada a azulejos holandeses do séc. XVII, uma das atrações do Palacete Visconde de Sacavém, onde está instalado o museu.

O projeto, que conta com consultadoria especializada de Josélia Neves (do IPL), será apresentado ao público no sábado, pelas 15:00, no Museu da Cerâmica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

O Governo português informou a União Europeia que quer manter a mudança de hora. Concorda?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Share This