Select Page

Museu da Cerâmica lança visitas guiadas para cegos

Museu da Cerâmica lança visitas guiadas para cegos

Réplicas de Zé Povinho e Maria Paciência vão passar a poder ser tocadas por cegos no Museu da Cerâmica, em Caldas da Rainha, que sábado lança o projeto “O museu da Cerâmica na Ponta dos Dedos”.

“Vamos ter em várias salas réplicas de peças de Bordalo, como o Zé Povinho ou Maria Paciência, que podem ser tocadas por pessoas cegas e um guião em Braille com informações sobre as peças e o próprio palacete onde está instalado o museu” disse à Lusa fonte do Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha.

Desenvolvido em parceria com o Centro de Recursos para a Inclusão Digital do IPL – Instituto Politécnico de Leiria, o projeto “O Museu da Cerâmica na Ponta dos Dedos”pretende abrir o museu a novos públicos como visitantes cegos ou com baixa visão que “normalmente são esquecidos” explica a mentora do projeto, Guilhermina Costa.

Para além das réplicas e dos materiais em Braille (sistema de leitura com o tato), os invisuais vão passar a dispor de visitas táteis guiadas, em que poderão explorar peças originais do museu, entre as quais a lareira forrada a azulejos holandeses do séc. XVII, uma das atrações do Palacete Visconde de Sacavém, onde está instalado o museu.

O projeto, que conta com consultadoria especializada de Josélia Neves (do IPL), será apresentado ao público no sábado, pelas 15:00, no Museu da Cerâmica.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a Agência Mundial Antidopagem tenha proibido a Rússia, durante quatro anos, de participar em todas as competições desportivas globais?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo