Assinar
Cantinho dos Bichos

Água e protector para um Verão feliz

Tal como os humanos, o calor em excesso é prejudicial aos animais. Beber muita água, utilizar protector e procurar sombras são cuidados a seguir, nos dias de maior calor.

Tal como os humanos, o calor em excesso é prejudicial aos animais. Beber muita água, utilizar protector e procurar sombras são cuidados a seguir, nos dias de maior calor.

O sol tardou em brindar os portugueses no seu período de férias, mas mesmo assim há cuidados a ter em conta durante esta estação do ano, para evitar males maiores no que respeita aos animais de estimação.
Uma boa hidratação dos cães durante o dia e, sobretudo, quando os transporta para a praia ou em viagens longas são fundamentais para o seu bem-estar. Os animais precisam de ingerir uma maior quantidade de água e descansar mais tempo entre passeios e momentos de brincadeira. Com o aumento das temperaturas, é possível que muitos animais, no meio de um trajecto, aqueçam demasiado e a respiração fique alterada, começando a arfar. É sinal que é altura de parar.
Mas também na praia há cuidados a seguir. Não são só os humanos que precisam de protector solar. Também os cães, em especial de pêlo curto e claro, necessitam de estar protegidos contra os raios ultravioleta. A zona das orelhas, focinho e patas é mais sensível e o uso de protector solar, específico para animais, pode evitar perigos de sobre-exposição ao sol: queimaduras ou tumores.
Procure encontrar um local onde tudo se conjugue. Há praias que não estão autorizadas a receber animais de estimação. A legislação é clara e contrariar a medida pode resultar numa coima. Leve o animal apenas para praias autorizadas.
Deixá-lo no carro não é alternativa. Embora possa correr uma brisa ou nuvens no céu, facilmente as temperaturas aumentam 10ºC num curto espaço de tempo. Opte por deixar o animal em casa ou, em última instância, deixe o carro à sombra, com as janelas ligeiramente abertas e não demore mais do que cinco minutos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados