Assinar
Sociedade

Instituto Politécnico de Leiria e Apple juntos em projecto pioneiro em Portugal

O Instituto Politécnico de Leiria vai integrar o portal iTunes University e já recebe a primeira loja online “Apple on Campus”, no âmbito de um projecto pioneiro em Portugal.

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai integrar o portal iTunes University e já recebe a primeira loja online “Apple on Campus”, no âmbito de um projecto pioneiro em Portugal.

O projecto permite, segundo comunicado do IPL, com seja “a instituição de ensino superior em Portugal com a mais desenvolvida componente de ligação às tecnologias Apple”. Ferramentas online, formação de docentes de vários universidades, publicação inédita de literatura em português sobre aplicações para iPhone e iPad e a primeira loja online “Apple on Campus” de Portugal são algumas componentes do projecto.

Dentro de dias o IPL integrará o portal iTunes University, tendo para o efeito criado mais de oito horas de formação tutorial sobre iOS em vídeo sobre desenvolvimento de aplicações para iPhone e iPad. Estes vídeos foram criados por docentes do Departamento de Engenharia Informática, são gratuitos e podem ser acedidos através de qualquer aplicação iTunes.

O iTunes University é a versão académica do iTunes. Disponibiliza conteúdos multimédia de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, incluindo MIT, Oxford, Stanford, Princeton, Yale, Cambridge, Harvard, entre mais de 800 instituições.

Segundo o instituição, esta nova ferramenta servirá como um auxiliar no ensino, ajudando os alunos actuais do IPL a encontrar conteúdos importantes para a sua formação e, por outro lado, ajudará o IPL a cumprir a sua missão de difusão e transferência de conhecimento e, privilegiando os conteúdos em Português, poderá contribuir para a difusão de conhecimento a outros países de língua oficial portuguesa.

Outra aposta será a inclusão no Mestrado em Computação Móvel da Escola Superior de Tecnologia e Gestão/IPL de novos conteúdos Apple, dando a possibilidade aos estudantes de construir projectos no âmbito do desenvolvimento de aplicações móveis para dispositivos como o iPhone ou o iPad, com o objectivo de serem disponibilizados para a comunidade.

Desde Maio, está em funcionamento a loja virtual “Apple on Campus”, inédita em instituições de ensino superior em Portugal. O serviço permite a venda de computadores Mac com descontos especiais para alunos e funcionários do IPL.

Nos próximos dias, especialistas em tecnologias Apple ministram uma acção de formação na ESTG uma formação para docentes do ensino superior. Entre os dias 19 e 21 de Outubro, especialistas das universidades de Plymouth (Reino Unido) e Munique (Alemanha) abordam a experiência de utilização de tecnologia iOS.

Ainda no âmbito da Apple, cinco docentes do Departamento de Engenharia Informática da ESTG/IPL estão a finalizar o livro “Desenvolvimento em iOS (iPhone, iPad, iPod Touch)”, contribuindo para o aumento de know-how nacional nesta área.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados