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Sociedade

Pagamento de portagens da A19 e do IC36 deve arrancar ainda hoje

Os condutores que circularam sem via verde ou dístico electrónico na A19 (Variante da Batalha) e no IC36 (que em Leiria liga a A1 à A8), poderão começar a pagar as portagens hoje, sexta-feira, ou o mais tardar na próxima segunda-feira.

Os condutores que circularam sem via verde ou dístico electrónico na A19 (Variante da Batalha) e no IC36 (que em Leiria liga a A1 à A8), poderão começar a pagar as portagens hoje, sexta-feira, ou o mais tardar na próxima segunda-feira.

Pagamento de portagens arranca em breve (fotografia: Joaquim Dâmaso)

A informação é da Estradas de Portugal e surge depois vários utentes daquelas novas vias pagas se terem dirigido aos balcões dos CTT e das lojas da rede Payshop para tentar pagar as portagens. Durante a primeira semana de entrada em funcionamento das duas novas auto-estradas, o pagamento das portagens nos CTT e nas lojas da rede Payshop revelou-se impossível, o que motivou vários protestos.

De acordo com fonte da Estradas de Portugal, o problema residia em dificuldades técnicas na transferência para os CTT dos dados referentes aos veículos que usaram as duas novas vias. O problema deve ficar resolvido hoje pelo que o pagamento poderá ser possível, o mais tardar na próxima segunda-feira, adianta a mesma fonte.

Recorde-se que  para poderem circular nas duas novas auto-estradas, os utilizadores devem possuir ou adquirir um dispositivo eletrónico nas lojas da Via Verde ou nos balcões do CTT, ou proceder ao pagamento voluntário da taxa de portagem dirigindo-se aos balcões dos CTT e da rede Payshop, no prazo de cinco dias úteis, contados a partir do segundo dia após a passagem, bastando para isso indicar o numero da sua matrícula.

Fonte da Estradas de Portugal assegura que o prazo de cinco dias úteis para pagar as portagens só começa a contar a partir do momento em que estas passam a estar a pagamento. Quer isto dizer que quem nos últimos dias passou no IC36 ou na A19 poderá fazer o pagamento, no mínimo,  até à próxima quinta-feira.


Secção de comentários

  • jose disse:

    ellon eu sou imigrante á 7 anos na suissa nao estou muito apar dessas leis mas sinçeramente é mesmos uma vergonha começo a ter vergonha de ser portugues

  • ze cabra disse:

    Eu recebi hoje uma carta para pagar portagens, uma de janeiro Maio e junho de 2012, atá à data nunca esteve desponivel nos ctt para efectuar pagto, o site do mesmo é uma treta. ou seja isto é um roubo, para além das portagens aplicam multas, os condutores nada sabem. Passei na A23 em Agosto e Setembro 2012 paguei as mesmas nos ctt e nada sobre A19, sempre limpo e agora enviam carta a pedir dinheiro com multas??!! preferia contribuir para os sem abrigo, mas aqui deve ser para combater o desemprego, mas não deixam de ser xupistas

  • ruben disse:

    Considero esta A19, um verdadeiro flop.
    Ainda conseguem alguns utilizadores porque tornaram confusa a passagem por leiria.
    Só apanham lá que conseguem confundir, momeadamente turista, pois exitem poucas indicações a dizer IC2.
    Cumprimetos a todos.

  • elisabete disse:

    Há 5 semanas contei a minha situação. Depoiis de varios(muitos) e-mail, alguns telefonemas lá chegou o e-mail a dar-me razão. Dizem que foi um erro informatico, aqui fica aprova:
    "Exma. Sra. Elisabete Sousa
    Analisámos a exposição apresentada, com data de 2012-01-16, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor
    atenção.
    Vimos desde já lamentar a ocorrência e esclarecer que se tratou de um erro informático, entretanto detetado e
    corrigido. Informamos que iremos proceder ao reembolso de 0,32Euros (trinta e dois cêntimos).
    Finalmente gostaríamos de agradecer que nos tenha reportado a situação. Só assim podemos desenvolver
    meios para aperfeiçoar os nossos serviços e acautelar futuras dificuldades.
    Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimento"
    Vamos ver como e quando mo devolvem. Não é pelo valor, mas senti-me roubada e não descansei até me drarem razão.

    Elisabete Sousa

  • teoração disse:

    Continuando…

    Contabilizando,tempos perdidos, respectivo "stress", telefonemas, pagamento da portagem ( se calhar – o mais certo – com multas, taxas administrativas, IVAs, e sabe-se lá o que mais virá, pois
    a procissão ainda nem sequer ao adro chegou…)

    Para pensar, deixo aqui uma pergunta:

    JUSTIFICARÁ UTILIZAR AS AUTO-ESTRADAS PORTUGUESAS, SENDO NÓS, JÁ INICIALMENTE,
    ROUBADOS DESCARADAMENTE, COMO AINDA POR CIMA, SOMOS OBRIGADOS A PAGAR DEZENAS DE VEZES MAIS O VALOR DA PORTAGEM UTILIZADA, POR FALHAS DE SISTEMAS, COM
    OS QUAIS NADA TEMOS A HAVER ???

    Vale uma nota relevante:

    A sequiosidade de dinheiro é tanta que não se olha a meios para alcançar os fins: ROUBAR !

    Para eles, legalmente, mas ROUBAR O QUANTO SE POSSA !!!

  • teoração disse:

    Continuando…

    Estando tudo informatizado, não lhes seria suficiente saber a matrícula do veículo para fazer uma pesquisa, como aliás, acontece com eles próprios, com as Payshop e os CTT ?!
    Quando muito, pediriam um contacto!…

    Porquê, o "inquérito" ? Será que, para no caso de não terem quaisquer dados (por falha do sistema),
    estão os utentes a "entregar-se" e assim poderem "Cozinhar Processos" para poderem "comer" mais
    "qualquer coisinha" ?… e acumulando, não ficam tão mal vistos pelas suas próprias falhas… matando assim dois coelhos de uma só cajadada ???

    Todos nós sabemos que somos "Chupados", não nesse sentido, mas até ao tutano, o que, provàvelmente, será bem mais " saboroso " para os nossos "PREDADORES" !!

    Continua…

  • teoração disse:

    Continuando…

    Não será uma "Teoria da Conspiração", mas facto é que perguntam a hora de passagem, se não lembrar, se foide manhã à tarde ou à noite, o local de passagem, o dia e o mês, matrícula da viatura, residência do proprietário (para contacto, dizem), contacto telefónico (para contacto rápido, dizem), não perguntando o NIF ( é-lhes muito fácil saber…), nem o NIB (porque vão lá de maneira bem mais subtil…)

    No entanto, não deixa de ser curioso que, mesmo que não queiramos, somos "forçados" a responder, pois se o não fizermos, ficamos sujeitos a coimas pesadas, pois esta chusma de bandidos, consegue transferir para cima de nós toda a responsabilidade que lhes pertence, ilibando-
    -se assimda sua inificiência … e incompetência !

    Continua…

  • teoração disse:

    Continuando…

    De conversa com amigos, pude saber que através de qualquer "PAYSHOP", poderia regularizar a situação, bastando mencionar a matrícula do veículo e efectuar o pagamento. Porém,desde o dia 5 Jan 2012 que me tenho deslocado a um payshop duas vezes por dia e, até ontem, nada constava no terminal.

    Até que hoje, dia 20 Jan 2012, resolvi ligar para a AELO (261318517 – rede de Torres Vedras), sendo esclarecido por uma funcionária que por aquele número não podia ser informado de nada, por não haver acesso à rede informática e, que para tal existia um número específico para APOIO AO ROUBADO, perdão, AO CLIENTE, e que, JÁ AGORA, aqui fica para quem, eventualmente leia esta mensagem (melhor, mensagens), e tenha necessidade de contactar a AELO (Tel. 808508508).

    Deste número de atendimento, começam, à guiza de "bom atendimento" , por perguntar o nome, sendo que seguidamente, surge um "inquérito completo ao "CLIENTE"

    Continua…

  • teoração disse:

    Continuando…

    Contudo, o mais gravoso não foi o ter "caido", mas o que a seguir se verificou.
    Normalmente e frequentemente, desloco-me em passeio no país e, como não abandono nunca os "fiéis amigos", faço-o num furgão que, por sinal, me dá um "gozo especial".
    Portanto, não faz qualquer sentido utilizar auto-estradas pois,além de ter de pagar "Classe 2"
    ainda se perde passeio (e ainda porque o meu furgão, além de velho, não anda "nada").

    No passado dia 4 Jan 2012, fui até Coimbra e no regresso, ao chegar à zona de Leiria, começou a chuviscar e o nevoeiro a adensar-se. Aproximando-me das "tais placas", optei ir pela esquerda… quando, já tarde, me apercebi que "metera água"… tendo então ficado preocupado, pois não era possuidor de qualquer título que me habilitasse a passar.
    Continua…

  • teoração disse:

    Boa noite,

    ( Como o meu comentário é longo q.b., vou ter de o dividir em vários. As m/ desculpas.)

    Quem conhece mal o local e, ainda por cima, com nevoeiro e chuva miudinha, fàcilmente é induzido em erro pelas placas que se encontram no início da A19 ( Leiria – Batalha), porquanto na placa da esquerda, que é azul, existe uma janela a branco indicando "IC2", o que pressupõe a continuidade de percurso, sem ser por auto- estrada. Considero uma ratoeira em que, tenho conhecimento, não fui o primeiro nem serei concerteza o último, a cair nela. Mas, enfim…
    Continua…

  • tony disse:

    "se o valor está errado a culpa é do concessionário e não nossa pois os valores são dados por eles". ENTÃO como eu não pago, se receber alguma cartinha em casa para pagar: " o concessionário que me envie a conta pois as politicas e os erros do precário são deles!" 😉

    • rama disse:

      Pois é, Tony !

      Se, quando receber essa cartinha, não lhe ligar nenhuma, verá, que daqui a uns meses, terá de sua posse "outra Cartinha", esta das finanças, com coima superior a 50 € (no mínimo), e ameaçando, caso não pague, com a penhora dos seus bens.
      Sim, sim, porque as finanças, não parecendo, já estão habilitadas a "atacar" situações passadas em autoestradas, ou melhor, PORTAGENS, pois esta corja de bandidos anda sequiosa de dinheiro e, então, há que ir ROUBÁ – LO (não confundir com robalos,pois essa é outra conversa) a quem mais necessita. Mas, pronto, nós temos o triste fado de ter este triste e miserável PAÍS DE LADRÕES.

      • rama disse:

        Tem razão Tony,

        Os erros são DELES, mas é VOCÊ QUEM PAGA ! E, para ELES, você, primeiro, PAGA ! Depois,
        reclama, mas mesmo que lhe deêm razão, só será reembolsado quando a ELES lhes apetecer!!

    • rama disse:

      Caro José Pimentel,____Pagou, e pagou muito bem !__Foram, só, como diz, 36 cêntimos ! Pouquíssimo! Realmente, tudo se paga (e bem!). Em termos percentuais, foram SÓ (!!!!) 36% mais. Contas redondas, 1 vez e meia o valor do IVA !… NADA DE MAIS para um PAÍS DE LADRÕES como o NOSSO !!!

  • elisabete disse:

    Hoje fui pagar aos CTT da Marinha Grande(tinha pssado no dia 11 de Dezenbro) e vim revoltada. então não é que em vez de pagar os 0.60 Euros de portagem me levaram 0.92 euros? Claro que a isto juntou-se o IVA e as taxas administrativas(sabe-se Deu o que são) o que deu 1. 23 Euros. Telefonei para o concessionario (261318517) e dizem-me que esse valor não estã correcto, pois são apenas(Apenas???) 0.60 Euros mais as taxas e IVA. A Funcionaria do concessionario deu-me o numero para reclamar junto dos CTT(707262626) para o qual telefonei e obtenho a seguinte resposta" se o valor está errado a culpa é do concessionario e não nossa pois os valores são dados por eles". Não é pelo valor em si mas sinto-me roubada. A seguir vai uma cartinha a reclamar para os CTT e para o concessionario.

    • rama disse:

      Cara Elisabete
      Repare no roubo de toda esta corja de bandidos!
      Quiz pagar 0.60€ (Já de si, um roubo!) que, c/ iva + tx.admin., somou1.23€ (mais de 100%)
      Ligou p/ 261…..(T.Vedras) e 707….. Quanto pagou de telefone ? Empurraram-na de "Herodes p/ Pilatos"c/ as consequentes perdas de tempo e "stress" acumulado, não contabilizados.
      Duas cartas escritas, a reclamar, Registadas,c/ Av.Recepção, para prova de envio.Quanto mais?
      Isto, sem coimas nem quaisquer outras penalizações.
      NÃO!!! NÃO VIVEMOS NUM PAÍS DE LADRÕES, NÃO SENHOR!!!!!!

  • Rui Curado disse:

    Podem ir a http://www.ctt.pt e em

    Particulares -> Portagens -> Os Meus Movimentos -> Valor em Dívida

    podem introduzir a vossa matrícula e saber se existe algum pagamento a fazer. Vão verificando todos os dias até aparecer lá o pagamento. Depois então dirijam-se aos CTT. Pelo menos é o que eu vou fazer…

  • José Pimentel disse:

    Hoje sexta feira 16Dez. da parte da tarde, e após ter enviado um E-mail há 3 dias, tornei a ligar para a AELO, a solicitar informação de quando se pode pagar. Foi-me dito que estaria a pagamento apartir do próximo dia 21 e até ao dia 31, sem qualquer coima. (até para pagar é complicado).

    • elisabete disse:

      Boa tarde José
      Também tive o mesmo problema e acabei por ligar duas vezes. Acabei por ir pagar ontem não fiquei nada satisfeita. O valor não está corrrecto, pois cobraram-se da portagen 0.92 Euros quando deveria ser 0.60 Euros, mas aquela treta das taxas e IVA. Se quiser ler o comentario onde explico melhor é só ir ao ultimo comentario. Ah, e as reclamações já seguiram para os CTT e para o concessionario.
      Parece que ando tudo a brincar.
      Boa semana

      Elisabete

  • José Pimentel disse:

    Já sei como resolver a situação. Para quem ainda não sabe, então é assim: – Entra em contacto com a concessionária (AELO) através do telefone 261318517 ou pelo E-mail " geral@aelo.com ". É pedido o nº da matrícula e o contacto para informarem quando está a pagamento. Informaram-me que até à próxima sexta-feira a coisa ia ser resolvida e já tinham uma lista de utentes que para lá ligaram e que assim evitam o pagamento sem multa.

    • Marina disse:

      Obrigada pela info José, entrarei em contacto… Contudo, na sexta dia 2 e ontem dirigi-me novamente aos CTT e a matrícula continua a não estar disponível… e dado que tivemos os feriados, contando os dias úteis ainda daria… Estou para ver como esta situação vai ficar, já começa a irritar o bom senso e seriedade das pessoas!

  • José Pimentel disse:

    Pois é, eu também estou a berrar!!! não é por causa do dinheiro da portagem, mas sim por ter sido comido por otário devido àquelas informações confusas da subida do shoping. Também lá passei no domingo dia 27/Nov. e hoje dia 02/Dez. fui tentar efetuar o pagamento nos CTT, onde me disseram que a matrícula ainda não se encontrava no "sistema". Apesar de ainda lá poder ir de novo na próxima segunda-feira, pedi que me fosse passada uma declaração (que não me deve servir para nada), em como de forma voluntária me dispus a efetuar o pagamento.

    • Teresa disse:

      Aconteceu-me exactamente o mesmo no domingo passado! uma vez que já não passava há muito tempo naquela zona, e devido ao facto da sinalização não ser clara, segui em frente. Quando me apercebi, já era tarde, claro….
      E quando fui para pagar nos CTT disseram que demora cerca de 48h a "entrar no sistema"….uma palhaçada, como sempre, pois arranjam-se estas ditas inovações que não são minimimamente práticas nem funcionais….além de serem um roubo descarado, porque afinal não fui a primeira a cair em erro.

  • Marina disse:

    Aliás como se vê na imagem do anúncio, acabamos por ter indicações da IC2 lisboa para a direita (que é o que devia ter feito), mas também temos a indicação de IC2 em frente…e é claro, que pode acontecer uma pessoa seguir em frente em caso de dúvida.

    • Rúben Correia disse:

      Pois é a SCUT em Leiria é uma cilada ao condutor, se não vejamos:

      Quem vem do Norte pela IC2 entra em Leiria e continua pelas faixas IC2 mas, quando aparecem as placas superiores de informaçao ,como é logico, passamos por debaixo da placa que indica IC2 (esquerda das duas faixas) mas já é tarde para seguir pela que diz N1 LISBOA. que fica à direita e com muro de separação . Agora, deixando a SCUT na 1ª saída para a Batalha encontramos novamente a IC2 que nos traz até Lisboa. Pergunto : então temos duas SCUTs IC2?…Já caí duas vezes nessa armadilha .

  • Marina disse:

    Ah, depois de 25 min de pesquisa na internet pelo google, mais propriamente pela rádio Batalha, finalmente sei que só a partir do dia 2 de Dezembro é que estará disponível o pagamento nos CTT! Eu sei…e os outros?! saberão quando receberem a notificação em casa para pagar já com a multa!!! Se isto não é uma espécie de mini-burla (legal porque é pelo Estado) então lá está…temos que andar bem atentos! Quem é responsável por informar os condutores por este género de avarias ou problemas técnicos das SCUT? É que site das estradas de Portugal: nada, site das estradas.pt também nada… mas pronto, nós temos o DEVER de preocuparmo-nos pelos erros dos outros

  • Carlos Ferreira disse:

    Parece-me que a A19 a ser paga e tendo em conta o preço que custa lá passar, vai ser um fracasso. Pelo que tenho visto, o trânsito continua na IC2, continuando o "problema do mosteiro" a não ser resolvdo. Se a ideia é desviar o transito da IC2, o preço para o cliente terá de ser minimamente apelativo

  • daniela disse:

    pois e quando se vai com o telemovel na mao mais ratoeira se torna…. nao me diga m que nao e falta de atençao…. esta super bem indicado…. so que os condutores de hoje pensam e que sao espertos… isso sim e que e…..

    • David Santos disse:

      Daniela, está indicado desde ontem à noite. Passei lá eram 21:30 e andavam a montar as placas!! Antes disso, ao longo da ultima semana, não havia indicação de que a estrada iria passar a ser paga se não no muro separador da A19 com a saída para a N1, num local onde já só se saí-a da A19 por cima das raiais ou saltando o muro, o que com um carro, não é nada fácil! Um roubo descarado é o que aquilo tem sido.
      Agora também concordo contigo, há aí muita gente que quando vai a conduzir olha para tudo menos para a estrada…

    • Marina disse:

      Pois Daniela, se calhar quem conhece a zona está dentro das modificações e sabe como evitar a A19, sem por isso ter que pagar SCUT, portagem ou o que quiserem chamar… A questão é que eu não conhecendo, ia bem atenta, mas para quem vai IC2 abaixo acaba por cair em engano e dirigir-se para lá! Mas o que realmente me está a aborrecer não é isso, elas existem e é a realidade e quem procurar com certeza consegue contornar a portagem e passará na mesma ao lado do mosteiro…No entanto, estou-me a preocupar porque passei lá no domingo passado, pelas 19h, e já ontem e hoje me dirigi aos CTT para pagar (dado que penso eu de que já está realmente ativa a portagem eletrónica) e a minha matrícula não é tida nem achada para efetuar o pagamento. Além disso, já fui ao site das estradas de Portugal e parece-me que como este trajeto é novo não há como me informar devidamente do que fazer. Se aqui alguém me souber informar, agradeço.

  • CARLOS SILVA AZOIA disse:

    tantos enginheiros tantos milhoes para os acessos da nacional 1 fiquem iguais ou piores ,uma vergonha, so vai pela auto estrada pessoas enganadas, uma altentica ratoeira na entrada ao pe do
    shoping.

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