Assinar
Sociedade

Governo ordena encerramento da Pousada da Juventude de Leiria

O Governo justificou hoje o encerramento da Pousada da Juventude de Leiria, juntamente com outras quatro da rede, com as deficientes condições do edifício. A pousada fecha portas no dia 1 de fevereiro.

O Governo justificou hoje o encerramento das Pousadas da Juventude de Vila Real, Guarda, Leiria, Portalegre e Setúbal com as deficientes condições dos edifícios, que colocavam em causa a segurança dos utentes e prejudicavam a imagem da rede de pousadas.

Pousada de Leiria encerra a 1 de fevereiro

Apesar dos atuais 16 milhões de euros de passivo da Movijovem, neste caso, o critério financeiro não foi o que mais contou para a decisão de encerrar os equipamentos a partir de 01 de fevereriro, afirmou à agência Lusa o presidente da Comissão Liquidatária da empresa que gere a rede de equipamentos, João Bibe.

O responsável concluiu, após uma ronda e análise da situação das 45 pousadas do país, que estas cinco “não reuniam as condições técnicas e de segurança para que pudessem continuar a integrar a rede”, não cumprindo os critérios de qualidade que lhe são exigidos e prejudicando a marca.

A pousada de Leiria, que funciona no centro histórico da cidade, é a única a encerrar por completo as portas. Em Vila Real, Guarda, Portalegre e Setúbal ficam em atividade alguns serviços de apoio aos jovens, ao associativismo e ao desporto.

O encerramento das cinco estruturas vai colocar 25 pessoas no desemprego. A comissão liquidatária informou que foi dada a possibilidade aos trabalhadores com contratos de trabalho de serem transferidos para as pousadas geograficamente mais próximas, mas a maioria dos trabalhadores não aceitou.

Além dos problemas das estruturas, as cinco pousadas têm em comum, e segundo dados da tutela a que a Lusa teve acesso, uma reduzida taxa de ocupação. Em Leiria, a taxa média de ocupação nos últimos cinco anos não ultrapassou os 31 por cento.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Alexandre Mestre, disse que se trata de “um encerramento temporário”, embora não tenha indicado uma data para a sua reabertura.

Lusa

Leia mais sobre o encerramento da Pousada da Juventude de Leiria na edição de 27 de janeiro de 2012 do REGIÃO DE LEIRIA.

Veja também o vídeo que o REGIÃO DE LEIRIA fez em 2010 com Ricardo Charters d’Azevedo sobre a Pousada da Juventude de Leiria:

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.