Assinar Edições Digitais
Cultura

José Aurélio promove exposição de 31 artistas portugueses em Lisboa

Um exposição com cerca de 30 obras de escultores portugueses, promovida pelo artista plástico José Aurélio, de Alcobaça, é inaugurada esta quinta-feira no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Um exposição com cerca de 30 obras de escultores portugueses, atravessando vários movimentos e correntes dos últimos 50 anos, é inaugurada esta quinta-feira no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

José Aurélio no Armazém das Artes (fotografia: Joaquim Dâmaso)

De acordo com o escultor José Aurélio, organizador da exposição, “Escultura no Picadeiro” vai apresentar 32 peças de 31 escultores portugueses, que permanecerão naquele espaço da universidade, antigamente designado por picadeiro, até 25 de abril.

“A ideia da exposição surgiu numa conversa com o reitor da universidade, que tem vindo a apostar neste espaço para apresentar iniciativas culturais”, explicou em declarações à agência Lusa.

Para José Aurélio “é uma oportunidade de mostrar escultura em Lisboa, uma arte que tem sido esquecida”, lamentou, acrescentando que a exposição poderá ter seguimento nos próximos anos.

Estarão reunidas obras de Alberto Carneiro, Álvaro Carneiro, Ângelo de Sousa, António Areal, Carlos Barreira, Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Espiga Pinto, Gonçalo Traquino, Gustavo Bastos, Isabel Garcia, Jorge Pinheiro, Jorge Vieira, José Aurélio, José Teixeira, lagoa Henriques, Luís Plácido Costa, Maria Olávia, Martins Correia, Os Quatro Vintes, Rita pimenta, Rogério Ribeiro, Rui Abreu, Rui Chafes, Rui Sanches, Rui Vasquez, Sara Matos, Sérgio Vicente, Virgílio Domingues, Virgínia Fróis e Zulmiro de Carvalho.

As obras compreendem o período temporal desde os anos 60 do século XX até 2011, indicou.

Metade das esculturas é proveniente do Armazém das Artes, entidade sem fins lucrativos e objetivos culturais fundada em Alcobaça por José Aurélio, e as restantes foram cedidas a título particular pelos artistas.

“Escultura no Picadeiro” vai ser inaugurada às 19:00 de quinta-feira.

Lusa