Assinar
Cultura

Câmara de Leiria quer figuras de cera a contar a história de Portugal

Leiria quer contar a história de Portugal através das suas principais personagens, retratadas à maneira do famoso Madame Tussauds.

Leiria, lugar das primeiras cortes participadas por representantes do povo, quer contar a história de Portugal através das suas principais personagens, retratadas à maneira do famoso Madame Tussauds.

Localização do futuro museu será no centro de Leiria

Uma casa habitada por figuras de cera, com o nome Museu Nacional de História de Portugal, capaz de colocar a cidade nos roteiros turísticos de portugueses e estrangeiros.

Esta é, pelo menos, a visão do presidente do município, Raul Castro, que explica a ideia ao REGIÃO DE LEIRIA: seria “um museu com impacto internacional, rentável, um forte instrumento ao nível da educação”, descreve.

No quadro deste projeto, diz o autarca, a Câmara de Leiria está a trabalhar com historiadores ligados à Universidade de Coimbra e com técnicos da Escola Superior de Artes e Design, do Instituto Politécnico de Leiria, em Caldas da Rainha.

Procuram um conceito apelativo e contemporâneo, baseado em meios multimédia. Considerando “extremamente importante trazer para Leiria” um museu desta natureza, Raul Castro admite que tudo está, por enquanto, numa fase “muito embrionária”.

Mas não deixa de dizer que vê a desenhar-se “uma âncora forte para toda a região”. Em estudo segue a possibilidade de candidatura a fundos comunitários.

A localização do futuro espaço museológico passa pelo centro da cidade. E aí encaixaria numa espécie de circuito, em articulação com outros dois projetos ainda no papel: o Museu da Cidade no Convento de Santo Agostinho e o Museu de Arte Sacra no edifício onde funcionou o Distrito de Recrutamento e Mobilização (DRM).

(notícia publicada na edição de 10 de fevereiro de 2012)

CG


Secção de comentários

  • Nuno Vitorino Santos disse:

    A ideia do museu até me parece bem, mas porque cera??? Será que na nossa regiao nao existem outras materias primas, que possam de alguma forma potenciar, aquilo que de melhor, se faz por cá?? por exemplo em vidro, talez em plastico ou quem sabe, em pedra ou talvez mesmo em barro, algo que valorize a cultura tradiçao e por nao industria… que se pense mais Leiria.

  • mestice disse:

    Não. Desperdício de dinheiro que não vai atrair publico suficiente para Leiria. Conheço vários habitantes da cidade que moram perto do castelo e nunca sequer foram ao mesmo. Seria um entretenimento para se ir uma vez e só.

  • joão campos disse:

    esta fixação do presidente RC pelo museu de cera já vem de longe, quando era presidente da CMBatalha! Deve ser atração pelo cheiro da cera. O museu britânico Madame Tussaud vai roer-se de inveja! Ainda vão suplicar ao pres. Raul uma PPP de fazer cera…

  • Emilia de Oliveira disse:

    Excelente ideia! Parabens! Finalmente algo de positivo e educativo para todos.
    Oxala nao fique no papel. Oxala haja coragem para ir para a frente, e depressa. Esta, e as outras ideias supra sao mesmo excelentes.
    Emilia de Oliveira

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados