Assinar
Cultura

Cinco municípios do distrito envolvidos na criação de Biblioteca Digital

Cinco concelhos do distrito estão envolvidos na criação de uma biblioteca digital no âmbito do Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN).

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande são concelhos do distrito de Leiria envolvidos no projeto da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte (CIMPIN), que reúne 14 municípios da região centro na criação de uma Biblioteca Digital.

A Bibliotca de Figueiró dos Vinhos é uma das envolvidas no projeto

A CIMPIN está a preparar uma candidatura a fundos comunitários para a criação de uma Biblioteca Digital, disse à Lusa o presidente daquela entidade.

João Marques, presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, revelou que o projeto “pode atingir o meio milhão de euros” e visa “digitalizar e colocar online a história de cada município, tornando-a acessível a todos os munícipes”.

A candidatura está a ser preparada por um grupo de trabalho constituído pelos bibliotecários do Pinhal Interior Norte que decidiram apresentar projetos que pudessem beneficiar de financiamentos comunitários, afirmar a memória local e potenciar turisticamente a região.

Em cada um dos 14 municípios está a decorrer uma campanha de recolha de postais, fotografias, jornais, vídeos, registos sonoros, cartazes e panfletos de festas e romarias, factos e acontecimentos culturais, desportivos e políticos junto de instituições públicas, coletividades e particulares.

“Isoladamente, é cada vez mais difícil avançar-se com projetos e os bibliotecários do Pinhal Interior Norte entenderam apresentar propostas que permitissem a partilha de recursos, racionalização dos custos e eficácia”, explicou à agência Lusa o diretor da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, Sérgio Mangas.

Para além da Biblioteca Digital, que se estima estar a funcionar em 2014, o grupo de trabalho constituído pelos bibliotecários definiu mais duas linhas estratégicas de ação: a criação de uma rede de bibliotecas itinerantes e a criação de uma carteira de ações de formação para as equipas que integram as bibliotecas municipais.

A CIMPIN integra os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados