Assinar Edições Digitais
Cultura

Duas centenas de participantes esperados na 15ª edição da Real FesTA em Leiria

A Tum’Acanénica, de Leiria, organiza mais uma edição da Real FesTA – Festival de Tunas Académicas a D. Dinis, o Trovador nos dias 20, 21 e 22 de abril em Leiria.

A Tum’Acanénica, de Leiria, organiza mais uma edição da Real FesTA – Festival de Tunas Académicas a D. Dinis, o Trovador nos dias 20, 21 e 22 de abril em Leiria.

Nesta edição, que assinala o 15º aniversário do festival, o tema “Raízes Lusitanas”. O programa inicia na noite de sexta-feira, 20 de abril, com uma “Serenata à Cidade”, no Jardim Luís de Camões, às 22h30. São convidadas todas as tunas de Leiria, que se associam assim ao festival para uma noite de convívio académico.

No sábado, 21 de abril, as tunas vão partir do Largo da República às 15h45, desfilando e animando a cidade, em “pasa-calles”.

Já o palco do Cine-Teatro José Lúcio da Silva acolhe, pelas 21h30 , o concurso em que as tunas representantes de vários pontos do país irão competir entre si.

O elenco com cinco tunas convidadas, quatro delas a concurso e outra a extra-concurso, pretende encher a cidade de Leiria com as trovas e cantorias próprias do género. A noite continua na madrugada às 2h00 no Estádio Municipal de Leiria (Porta 3), fechando em festa o encontro. Ao todo são esperados cerca de duas centenas de elementos integrantes de tunas.

Os bilhetes estão à venda no Teatro José Lúcio da Silva e custam 3,5€ (estudantes) e 5€ (público em geral)

Tunas presentes na XV Real FesTA:

TAISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa
EnfTuna – Escola Superior de Saúde de Portalegre
VicenTuna – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Iscalina – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
Extra-concurso: Trovantina – Tuna Masculina do Instituto Politécnico de Leiria
Tum’Acanénica – Leiria (tuna organizadora)