Assinar
Cultura

Alunos de colégio de Milagres decoram pacotes de açúcar

Ilustrações de dez alunos do Colégio Senhor dos Milagres, em Leiria, acompanham diariamente o café de milhares de pessoas. O colégio fez a proposta, a empresa Nova Delta aceitou e os alunos concretizaram a ideia.

Ilustrações de dez alunos do Colégio Senhor dos Milagres, em Leiria, acompanham diariamente o café de milhares de pessoas. O colégio fez a proposta, a empresa Nova Delta aceitou e os alunos concretizaram a ideia.

Foi o próprio departamento de artes e expressão do Colégio Senhor dos Milagres a propor à empresa Nova Delta que se fizesse a parceria. “A aceitação foi quase imediata”, refere Carlos Cunha, coordenador do departamento.

O objetivo da parceria passa pela “contextualização da disciplina de Educação Visual e Tecnológica e das próprias aprendizagens dos alunos, levando-os a sair da escola e a envolve-los na realidade”, sublinha o professor.

Feitos os contactos necessários, era altura de os alunos colocarem mãos à obra e puxarem pela criatividade.

As professoras apresentaram os artistas plásticos e os alunos tiveram a tarefa de recolher informação acerca da vida e obra de cada um dos pintores e de escolherem um quadro para interpretarem e retratarem.

Oito dezenas de estudantes, oriundos de três turmas do sexto ano do Colégio Senhor dos Milagres participaram na iniciativa os seus trabalhos, dos quais foram selecionados dez: “Critérios de qualidade expressiva e plástica, aplicação dos materiais e a própria diversificação artística e plástica, estiveram na base da seleção das professoras”, explica Carlos Cunha.

A coleção de dez pacotes de açúcar decorados tem resultado num feedback muito positivo: “Os alunos estão muito motivados e entusiasmados com a iniciativa e os familiares estão muito satisfeitos”, conta o coordenador.

Ideias não faltam a este departamento. Para o próximo ano letivo já se pensa numa coleção de chávenas de café decoradas, numa iniciativa que seguirá os mesmos moldes.

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.