Assinar
Cultura

Museu do Vinho de Alcobaça reabre ao público em junho

A novidade é caminho a seguir pelo museu de Alcobaça – encerrado desde 2007 – como forma de se diferenciar dos restantes 30 museus do vinho existentes em Portugal.

Encerrado em julho de 2007, o Museu Nacional do Vinho, em Alcobaça, reabre no próximo mês, ao público, com visitas guiadas.

O museu está encerrado desde 2007.

O anúncio foi feito durante uma sessão promovida pela comissão instaladora, que apresentou as linhas de orientação, um programa museológico e o plano de gestão.

Na mesma altura, foram também assinados protocolos com a Adega Cooperativa e a Cooperativa Agrícola para a gestão, em parceria, do Museu do Vinho.

“A novidade, e não a tradição”, é, segundo o professor Jorge Custódio, especialista em arqueologia industrial, o caminho a seguir pelo museu de Alcobaça, como forma de se “diferenciar dos restantes 30 museus do vinho” existentes em Portugal.

Já o arquiteto Gil Moreira, que está a efetuar o levantamento de todos os edifícios, defende uma “intervenção conservadora para manter a traça” dos imóveis.

A requalificação dos edifícios centenários do museu é um dos objetivos do executivo municipal liderado por Paulo Inácio, que disse estar já a preparar uma candidatura a verbas comunitárias.

(Notícia publicada na edição de 16 de maio de 2013)

AL

Apoie o REGIÃO DE LEIRIA

Se chegou até aqui é porque este é um texto que lhe interessa. Por detrás dele há uma equipa e um conjunto de recursos que custam dinheiro e que, para continuarem a existir, precisam da sua ajuda. Gostávamos de lhe explicar como.