Select Page

“O Crime do Padre Amaro” inspira passeio por Leiria

“O Crime do Padre Amaro” inspira passeio por Leiria

A história do amor proibido entre Amaro e Amélia vai instigar muitos passeios em Leiria. “O Crime do Padre Amaro”, de Eça de Queiroz, inspira a rota que nasce este sábado para percorrer os espaços de Leiria referidos na obra lançada em 1875.

O sucesso da Rota dos Escritores de Leiria – desde setembro mobilizou mais de meio milhar de participantes – fomenta este passeio exclusivamente dedicado ao livro de Eça.

“Há muito potencial nesta obra para se tornar um produto turístico em Leiria”, nota o vereador da Cultura. Para Gonçalo Lopes, há que capitalizar o mediatismo d’“O Crime do Padre Amaro”: “Temos de aproveitar esse facto para afirmar Leiria na vertente da cultura e da literatura. A obra é lida em muitos países, em especial no Brasil, e cada vez há mais turistas brasileiros que nos visitam”.

A primeira visita guiada é sábado, mas pretende-se que a Rota d’O Crime do Padre Amaro cresça. Além da sinalética fixa, códigos QR vão permitir aceder ao mapa através de smartphones. Uma companhia de teatro prepara a encenação da obra ao longo do percurso, com estreia prevista para 2014. A autarquia pretende ainda que parceiros se associem ao projeto.

“É uma oportunidade para nascer um conjunto de negócios, como guias turísticos, cafés, restaurantes e merchandising”. Gonçalo Lopes acredita até que esta história de amor mundialmente famosa pode “alavancar o desenvolvimento económico da zona mais histórica de Leiria”.

A visita guiada inclui leitura de passagens do livro e contextualização histórica dos locais referidos na obra. Repete-se ao segundo sábado de cada mês, tem duração de uma hora, passa por quatro pontos principais e tem participação gratuita.

A estreia é sábado, às 16 horas, com saída do Mercado de Santana. Inscrições pelo telefone 244 839 549 ou email asilva@cm-leiria.pt.

(Notícia publicada na edição de 6 de junho de 2013)

ML

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Siga-nos

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da semana

A carregar

Acredita que as Termas de Monte Real irão abrir em 2018?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

O Tempo

Humidity: 45%
Clouds: 1%
Wind(WSW): 8kph
céu claro
Segunda-feira
Terça-feira
12°
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
-1°

Região de Leiria no Facebook

Subscrição de newsletter

Share This