Assinar Edições Digitais
Cantinho dos Bichos

Encontra-me.org ajuda animais desaparecidos

Em encontra-me.org, pode aceder a conselhos e medidas preventivas que o ajudarão a proteger o seu animal. A Associação pelos Animais partilha ainda recomendações sobre os procedimentos a tomar caso o seu animal tenha desaparecido

Perdeu um cão e não sabe onde procurá-lo? Encontrou um gato e não sabe como ajudar? Já tentou fazer uma pesquisa no site www.encontra-me.org?.

bichosNeste portal, criado em fevereiro de 2005, a Associação pelos Animais disponibiliza espaço para os internautas divulgarem as fotografias dos animais desaparecidos ou encontrados em Portugal, através da publicação gratuita de anúncios.

Além da caracterização do animal desaparecido (nome, raça, idade, porte, seco, cor, cumprimento do pelo e descrição física), os interessados deverão indicar o local onde o animal desapareceu, a data e a hora, os contactos necessários, além de enviar uma fotografia.

Se encontrar um cão ou um gato e quiser ajudá-los a reencontrar os donos, pode registar-se e criar também um anúncio, ou consultar a base de dados disponível, que contém atualmente mais de 29.300 anúncios, existindo cerca de 31.000 utilizadores registados.

Em encontra-me.org, pode ainda aceder a conselhos e medidas preventivas que o ajudarão a proteger o seu animal. A Associação pelos Animais partilha ainda algumas recomendações sobre os procedimentos a tomar caso o seu animal tenha desaparecido.

Os anúncios têm um período de validade de 15 dias, o que permite manter a base de dados atualizada através de contacto contínuo com quem anuncia, explica a associação que atua com apoio de voluntários.

A associação deixa ainda uma mensagem de esperança, referindo que a maioria dos cães desaparecidos (67%) é encontrada em menos de cinco dias, a menos de quatro quilómetros do local de desaparecimento (75%) e de boa saúde (81%).

“Embora muitos cães sejam encontrados diretamente na rua, são mais aqueles que são encontrados recolhidos por pessoas particulares”, acrescenta, sublinhando que a afixação de folhetos, a transmissão oral (falar com vizinhos e moradores, por exemplo) e a colocação de um anúncio em encontra-me.org são medidas essenciais para ajudar a localizar um cão desaparecido”.