Assinar
Cultura

Concertos para Bebés festejam 15 anos que encantaram mais de 50 mil crianças

Os primeiros Concertos para Bebés aconteceram a 29 de novembro de 1998. Foi há 15 anos e, de então para cá, 54.460 bebés assistiram a este inovador projeto “made in Leiria”.

Os primeiros Concertos para Bebés aconteceram a 29 de novembro de 1998. Foi há 15 anos e, de então para cá, 54.460 bebés assistiram a este inovador projeto “made in Leiria”.

Ao todo, a companhia Musicalmente, com sede nos Pousos, calcula que mais de 170 mil pessoas tenham assistido aos seus concertos, que já correram os quatro cantos do mundo: é que com os bebés há sempre pais, irmãos e avós que participam nesta festa da música para a primeira infância.

Nestes 15 anos, aconteceram quase 800 concertos que contaram com 200 intérpretes. Entre eles, nomes grandes como Pedro Carneiro, Maria João, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Drumming, Paulo Marinho ou Fernando Meireles.

Esta bonita história criada pelo maestro Paulo Lameiro já foi contada de Macau a Estocolmo, da Irlanda do Norte ao Luxemburgo, passando por grandes e pequenos palcos, espaços de singular intimismo e também as mais prestigiadas salas.

“Inventou-se um novo modelo de concerto que hoje tem já outras formações a seguir, como o projeto catalão do festival Temporada Alta por nós formado”, explica Paulo Lameiro, numa nota de imprensa.

A partir dos Concertos para Bebés, nasceram em Portugal e na Europa muitos outros programas de música para os mais novos, “mais ou menos inspirados” no projecto leiriense. “Com todos eles partilhamos o prazer de fazer música para os ouvintes mais especializados em audição”, sublinha o maestro e diretor da companhia.

Os 15 anos ficam abrilhantados pela recente distinção com o prémio YEAH!, com que a Europa destacou a inovação dos Concertos para Bebés.

“Queremos agradecer antes de mais a todos os bebés e suas famílias que ao longo destes 15 anos nos têm dado o prazer da sua companhia. Muitos, num encontro mensal ao longo de cinco anos. Crescem os bebés, os irmãos mais velhos, mas continuam muitos pais já sem filhos”, explica Paulo Lameiro.

Assinalando os 15 anos, a Musicalmente lançou um novo site, para descobrir em www.concertosparabebes.com.

Mas como a inovação sempre foi uma nota afinada nos Concertos para Bebés, já se pensa no futuro: em 2014 o projeto vai chegar à América Latina, estando agendados concertos em abril do próximo ano no Brasil.

Entretanto, dois compositores preparam concertos originais. São mais duas surpresas para bebés, e não só, desembrulharem no próximo ano.

bebes 01
Mário Laginha foi um dos muitos convidados de honra dos Concertos para Bebés criados por Paulo Lameiro há 15 anos (fotografia: Joaquim Dâmaso)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados