Assinar
Mercado

EDP vende imóvel da Rua de Tomar em Leiria

O complexo da EDP na esquina da Rua de Tomar com a ponte Hintze Ribeiro, em Leiria, está à venda por 1,4 milhões de euros. Em construção estão novas instalações junto à central elétrica dos Andrinos.

O complexo da EDP na esquina da Rua de Tomar com a ponte Hintze Ribeiro, em Leiria, está à venda por 1,4 milhões de euros. O anúncio tem como pano de fundo a transferência dos serviços ali localizados para novas instalações, em construção junto à central elétrica dos Andrinos.

p29 edp-cor ARQ JD
A história da energia elétrica naquela zona de Leiria remonta a 1910

O conjunto de cinco edifícios que a EDP pretende ceder e os terrenos envolventes ocupam uma área total de 4.200 metros quadrados na zona de intervenção do Polis.

De acordo com a informação divulgada pela empresa na sua página da internet, há mais cinco imóveis em comercialização no distrito de Leiria – lojas, moradias e armazéns em Ansião, Castanheira de Pera, Marinha Grande e Peniche, com preços que oscilam entre 40 mil e 90 mil euros.

Na ponte Hintze Ribeiro, a história da energia elétrica remonta a 1910. Ali nasceu a primeira central de produção para abastecimento da cidade de Leiria, segundo Acácio Sousa ex-diretor do Arquivo Distrital.

Os edifícios são posteriores. Alguns terrenos na Rua de Tomar já tinham passado da EDP Distribuição para o domínio público municipal, no quadro de um protocolo assinado com a Câmara de Leiria em 2011, para permitir obras de requalificação das margens do rio Lis entre a igreja de Santo Agostinho e a Junta de Freguesia de Leiria.

Em relação ao novo edifício nos Andrinos, cuja primeira pedra foi lançada em dezembro de 2013 e que está em fase de conclusão, trata-se de um investimento de 1,2 milhões de euros.

Fonte do gabinete de comunicação da EDP explica que a transferência dos trabalhadores – 50 a 60 pessoas – deverá ocorrer até ao final do ano.

(Notícia publicada na edição de 16 de outubro de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.