Assinar
Sociedade

Eu sei onde vive o teu gato … e o mundo também

Mais de um milhão de gatos a nível mundial estão mapeados na internet. Na região há perto de uma centena de fotografias de felinos identificados através das redes sociais

Mais de um milhão de gatos estão localizados num mapa interativo mundial e a região de Leiria não é exceção.

gato_leiria2A ideia partiu de Owen Mundy, um programador da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, através do projeto I Know Where Your Cat Lives (traduzido para português como “Eu sei onde vive o teu gato”). O objetivo inicial do criador era perceber até que ponto os utilizadores de internet partilham informação nas redes sociais, através de uma fotografia de um animal de estimação e como é fácil aceder a esses dados, mas a tag cat acabou por dar vida a um projeto.

Fique o leitor descansado porque a morada de casa não é revelada, nem o seu número de telefone. Na realidade, o mapa interativo localiza nas diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr, …), a tag cat associada a fotografias, e somente se o autor da imagem partilhar as coordenadas geográficas é que o gato é identificado. Para ter uma ideia, existem em todo o planeta mais de 15 milhões de fotografias partilhadas publicamente com a tag associada e milhares são introduzidas todos os dias.

Em Portugal, a página I Know Where Your Cat Lives localiza mais de 4.350 felinos, dos quais 256 são na região. Em Leiria estão sinalizados 45, mais 30 na zona de Batalha e Fátima e outros 15 na Marinha Grande.

gatosOs números estão bem longe da realidade mundial. Os Estados Unidos ocupam o número 1, com mais de 236 mil imagens, seguidos da Rússia com 88 mil e do Reino Unido com 79.943 imagens.

A localização do gato não é 100% precisa, depende sempre do local e de quem tirou a foto. O próprio autor do projeto confessa que esta não é uma informação de vida ou de morte. “Não, não sabemos onde mora o seu gato, nem nos importamos”, admite.

Contudo, se preferir que o seu gato não conste deste mapa, basta alterar as configurações de privacidade das fotos e em 30 dias a foto desaparece da página.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.