Assinar
Sociedade

Prémio do IPLeiria homenageia matemático de Porto de Mós

Pedro Matos, matemático, docente, nascido em Alqueidão da Serra, Porto de Mós, e que faleceu aos 43 anos, batiza a sétima edição de um prémio promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Arte + Matemática, equação impossível? É difícil adiantar como é que Pedro Matos, matemático, docente, nascido em Alqueidão da Serra, Porto de Mós, há 53 anos, resolveria esta equação. Mas é este matemático, que faleceu aos 43 anos vítima de doença prolongada, quem batiza a sétima edição de um prémio promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).

matematicaPedro Matos iniciou a sua formação em França, mas foi por cá que fez os estudos superiores na área da Matemática, disciplina a que dedicou a sua atividade docente no ensino secundário em Porto de Mós e depois na ESTG, em Leiria.

Membro ativo na vida cívica e autárquica da sua freguesia, Alqueidão da Serra, foi considerado “referência inesquecível” por parte daquela escola superior, que criou o prémio com o seu nome.

Deixou para trás uma carreira docente criativa q.b. no ensino da Matemática, pelo que se adivinha que a resposta à equação que marca o início do texto, seria de que a união improvável entre estas duas realidades é possível e mesmo desejável.

Com a exatidão que a Matemática exige, importa especificar que o prémio Pedro Matos é promovido pelo departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria.

Pretende “fomentar a criatividade e o interesse pela Matemática, e as suas aplicações por estudantes do ensino secundário, através da apresentação de um trabalho original que fundamente a ligação entre a Arte e a Matemática”.

As candidaturas estão abertas e os trabalhos serão expostos em julho durante o encontro Mat-Oeste, onde decorrerá também a entrega de prémios.

(Notícia publicada na edição de 6 de novembro de 2014)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados