Assinar
Sociedade

Nova petição a favor da abertura da BA5 à aviação civil

Segundo os promotores da iniciativa, das cinco grandes regiões de Portugal apenas a do Centro não possui uma infraestrutura aeroportuária.

Cerca de 460 pessoas subscreveram até esta sexta-feira, uma petição online a favor da abertura da Base Aérea nº5 de Monte Real à aviação civil.

Dirigindo-se aos presidentes da República e da Assembleia da República e o primeiro-ministro, os signatários pedem que a unidade seja dotada das “infraestruturas necessárias para permitir a regular utilização por parte de aviões civis e comerciais”.

img_99310000
Foto de arquivo: Joaquim Dâmaso

Lembrando que os sucessivos governos “têm protelado a celebração de contratos efetivos para viabilizar esta pretensão antiga e justificada”, entendem que têm “inviabilizado uma possível complementaridade à aviação militar que, apesar de se assumir como estratégica para o país e para a NATO, oferece escassos benefícios à economia da nossa região”.

Segundo os promotores da iniciativa, das cinco grandes regiões de Portugal apenas a do Centro não possui uma infraestrutura aeroportuária. Consideram ainda que a aviação civil em Monte Real “pode assumir-se como uma alternativa séria ao aeroporto de Lisboa ou mesmo do Porto, em caso de necessidade”.

“As mais de 50.000 camas disponíveis na região mostram que o sector da hotelaria, por exemplo, ‘agradeceria’ a chegada de aviões ‘charter’ com regularidade, sobretudo porque a BA5 em Monte Real fica tão próxima de um dos destinos mais procurados pelos estrangeiros em Portugal – Fátima – que chega a atrair seis milhões de visitantes ao ano”, acrescentam ainda os signatários, reiterando o pedido de uma decisão favorável que consideram “mais do que legitimada”.

(artigo publicado na edição de 29 de dezembro de 2016, com atualização do número de signatários a 6 de janeiro de 2017)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados