Select Page

Correm e são tolinhos. E gostam!

Correm e são tolinhos. E gostam!

É um grupo informal que todas as terças-feiras à noite se encontra junto ao campo de futebol da Batalha para um treino de corrida (10/12 km). Não interessa de onde são os participantes nem se pertencem a algum clube.

O principal é a diversão, antes, durante e depois. “E tirar fotografias e apreciar a paisagem”, acrescenta Sérgio Artilheiro, um dos responsáveis do grupo Os Tolinhos da Corrida.

A ideia surgiu em novembro de 2015, um pouco por arrasto à onda de grupos de caminhadas e corridas que nasceu na região. Apareceram 17 pessoas no primeiro treino e partiram com destino às serras de Aire e Candeeiros. “No final estavam satisfeitos, marcaram novo treino e apareceram ainda mais”, conta o atleta, ex-praticante de futsal, que encontrou no trail uma forma de recuperar a forma física após abandonar a competição.

Com uma média de idades a rondar os 40 anos e de várias áreas profissionais, os “tolinhos” procuram o trail por “ser um desafio diferente”. “Na serra encontramos dificuldade, o que também nos aumenta o prazer de treinar e os objetivos. E nos outros locais colocamos nós a dificuldade”, refere.

Atualmente, o grupo já participa em provas e equaciona em breve arranjar equipamentos, mas o carácter informal está sempre presente: se alguém quiser correr por outro clube, pode fazê-lo.

Nada neste grupo é estanque, além da diversão. O local de treinos pode variar mediante a oferta, tal como o dia. Ao fim de semana, por exemplo, organizam atividades na Nazaré, São Pedro de Moel, Porto de Mós ou Marinha Grande.

Na última “Super Lua”, a 14 de novembro passado, realizaram uma caminhada e corrida em Porto de Mós, para observar o fenómeno. Contavam com 40 pessoas. Apareceram duas centenas. A noite terminou com chá e pão com chouriço para os participantes, porque além de tolinhos eles também gostam de comer.

E o nome? “Surgiu também por acaso. Gostamos de correr e levamos isto mesmo muito na brincadeira. Às vezes, como antigamente, passamos por casa de alguém conhecido e tocamos à campainha e fugimos… a correr. Uns começaram a dizer que parecíamos uns tolinhos e acabou por ficar: Os Tolinhos da Corrida”, explica.

As atividades são divulgadas no Facebook (www.facebook.com/Tolinhos), onde também é partilhada informação sobre provas na região. E as causas sociais não são esquecidas pelos Tolinhos que participam em provas solidárias sempre que possível. Preparam-se, em breve, também para organizar eventos deste cariz.

Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt

(artigo publicado na edição de 26 de janeiro de 2017)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

As autarquias deveriam aplicar coimas aos feirantes pelo lixo deixado no recinto dos mercados de rua?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo