Assinar

Casal de São Simão quer ser maravilha de Portugal

Às 21h15 deste domingo, os quatro habitantes do Casal de São Simão vão estar à frente da televisão, sintonizada na RTP1: a aldeia do concelho de Figueiró dos Vinhos vai a votos no concurso 7 Maravilhas – Aldeias Rurais e ambiciona de ser escolhida como uma das mais bonitas de Portugal.

Além dos quatro locais, muitos corações vão bater pelo Casal: por exemplo, os de quem ajudou a reconstruir a aldeia de xisto. De há três décadas para cá, muito tempo, dinheiro e amor foi investido para dar nova vida a diversas daquelas casas tradicionais.

Renato Antunes é um desses casos. “Desenvolvemos uma relação bastante próxima e afetuosa com a aldeia. Enche-nos de orgulho saber que pode receber esta distinção”, afirma o responsável do restaurante Varanda do Casal.

Ter chegado a esta fase, selecionada por um júri de especialistas, “foi já um grande passo”. “Mas acreditamos que podemos chegar ainda mais à frente”, diz Renato Antunes. Aníbal Quinta concorda: ele é talvez o maior entusiasta da aldeia. Há décadas que ali tem casa, mas não vive lá por motivos profissionais. Foi dos primeiros a chegar e a fazer crescer a aldeia, um refúgio que aponta como exemplo.

“Ir à final seria ouro sobre azul. Mas o que gostaríamos é que o país percebesse o trabalho que foi feito no Casal de São Simão nos últimos 30 anos e o possa replicar por centenas e milhares de aldeias”. Se assim for, “Portugal vai ser mais autêntico, vai ser melhor. E nós vamos ficar mais felizes”.

Os incêndios no norte do distrito colocaram o Casal de São Simão no mapa. “Não queremos aproveitar-nos da tragédia para proveito próprio” sublinha Aníbal Quinta, admitindo que a exposição mediática pode garantir “algum dividendo na votação final”.

Para Renato Antunes, depois do que ali se viveu nos últimos tempos, o entusiasmo proporcionado pelas 7 Maravilhas vem mesmo a calhar. “O que se vai ver na televisão foram imagens recolhidas antes do incêndio. Mas isto tudo é algo que nos distrai da negritude que se vive aqui à volta”.

A votação popular será decisiva para que o Casal de São Simão seja uma das duas apuradas. Mais do que isso, Aníbal Quinta gostava era de ver regressar quem saiu da aldeia “e anda por esse mundo fora”:

“A qualidade de vida nas aldeias é superior à das cidades. As aldeias vão voltar a ser o que eram. A debandada dos últimos 50 anos talvez demore cem anos a corrigir. Mas regressar às origens é algo que o ser humano procura”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados