Assinar
Alcobaça

Novo médico deve chegar a Alfeizerão a partir de novembro

A falta de médicos e de pessoal administrativo no centro de saúde de Alfeizerão já o ano passado motivou protestos da população que em agosto avançou para uma manifestação em frente às instalações.

O Centro de Saúde de Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, onde a falta de médicos tem sido contestada pela população, deverá passar a contar com um novo clínico a partir do mês de novembro, divulgou a diretora Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte, Ana Pisco.

A responsável pelo ACES participou, no início de outubro, numa sessão de esclarecimento no centro de Saúde, onde se deslocaram dezenas de utentes que já tinham exigido esclarecimentos à Junta de Freguesia sobre a falta de médicos.

A situação agravou-se durante o período de verão já que, segundo a mesma responsável, duas das médicas daquele centro de saúde foram deslocadas, durante os meses de maior afluência de visitantes, para a Unidade de Saúde de S. Martinho do Porto.

À população Ana Pisco esclareceu que, para além do regresso das duas médicas, em outubro, foi aberto um concurso para a contração de mais um médico até ao início de novembro.

O preenchimento da vaga a que concorreram cinco clínicos, cujas candidaturas estão a ser analisadas, resolverá, segundo Ana Pisco, a carência de profissionais, possibilitando que todos os utentes do centro de saúde, cerca de 2700, passem a ter médico de família.

A falta de médicos e de pessoal administrativo no centro de saúde de Alfeizerão já o ano passado motivou protestos da população que em agosto avançou para uma manifestação em frente às instalações, com queixas de que a unidade se encontrava fechada nos dias em que não havia administrativa e aberta, mas sem médicos, nos dias em que havia.

Na altura Ana Pisco admitiu a falta de recursos na unidade de saúde que então contava com cinco médicos e cinco administrativos para quatro extensões: Alfeizerão, S. Martinho do Porto, Cela e Pinhal Fanheiro e adiantou a intenção de recorrer a uma empresa de prestação de serviços para tentar resolver temporariamente o problema da alta de médicos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados