Select Page

PS volta ao poder em Pedrógão Grande 24 anos depois

O PS conquistou hoje a Câmara de Pedrógão Grande, Leiria, pela segunda vez, ao fim de 24 anos, mantendo-se como líder da autarquia Valdemar Alves, que era o presidente desde 2013, mas eleito pelo PSD.

A corrida opunha Valdemar Alves a João Marques, que foi presidente durante 16 anos e que é agora provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Como líder do PSD local, João Marques candidatou-se a este sufrágio a presidente da autarquia, depois de um interregno obrigatório – via lei dos três mandados consecutivos – de quatro anos.

Valdemar Alves, que como presidente da autarquia de Pedrógão Grande vivenciou o incêndio que começou a 17 de junho e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos, aceitou então o convite do PS, depois de preterido pelo PSD, e venceu hoje pelos socialistas com maioria absoluta, com 56% para 38% (três vereadores para o PS e dois para o PSD).

A única vez que o PS tinha conseguido conquistar a Câmara de Pedrógão Grande aconteceu em 1993, então com um candidato que também tinha sido preterido pelo PSD: Mário Fernandes.

Nestas eleições, o PS apresentou como candidato à Assembleia Municipal – órgão que também venceu – Tomás Correia, presidente da Associação Mutualista Montepio.

Em Castanheira de Pera, concelho que também foi atingido por aquele incêndio, o PS perdeu a liderança na câmara para Alda Correia (PSD), mas manteve-a em Figueiró dos Vinhos, com Jorge Abreu.

Em Figueiró, o PS conseguiu três vereadores em cinco, com 47% dos votos, contra 30% do PSD e quase 20% de um movimento independente. Estas duas forças colocam um vereador cada.

Em Castanheira de Pera, o atual presidente, Fernando Lopes (PS), estava impedido de se recandidatar por causa da lei de limitação de mandatos.

A câmara foi conquistada pelo PSD, com três vereadores contra dois do PS.

O PSD não ganhava a Câmara de Castanheira de Pera desde 1993.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que os trabalhadores tenham direito a desligar o telemóvel e o computador fora do horário laboral?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This