Select Page

Leiria recebe Rastreio Nacional da Voz Artística

Atores e cantores recorrem à voz como principal instrumento de trabalho, mas não são os únicos que devem ter cuidados, e procurar acompanhamento. É com esse sentido que a Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) lança um repto à população nacional – o Rastreio Nacional da Voz Artística – e convida os leirienses a fazer um rastreio.

A atividade chega a Leira na terça e quarta-feira, dias 17 e 18 de julho, na Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago, em Marrazes, concelho de Leiria. O rastreio gratuito está disponível amanhã, entre as 10 e as 13 horas e as 15 e 18 horas. Na quarta-feira, dia 18, tem início às 9 até às 13 horas, mantendo-se o horário da tarde igual.

A população pode inscrever-se gratuitamente no próprio local, contudo, os artistas, devem fazê-lo diretamente através do site da Fundação GDA (www.fundacaogda.pt). Quem passar por lá e ainda tiver vaga, também será atendido.

Tudo porque o rastreio dirige-se aos artistas, mas não esquece a restante população. Outros profissionais da voz, como professores, jornalistas, advogados, políticos ou padres, devem também mostrar interesse em “verificar a saúde do seu aparelho vocal”.

A iniciativa tem como parceiros o Ministério da Saúde, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e permite o rastreio precoce e gratuito de doenças relacionadas com a voz, com a finalidade de chamar à atenção de cantores e atores portugueses para os cuidados regulares que devem ter.

Clara Capucho, cirurgiã otorrinolaringologista responsável pelo rastreio da GDA, afirma que a voz destes profissionais está sujeita a desenvolver algumas patologias”. Refere ainda que se as mesmas não forem detetadas e corrigidas cedo “comprometem, a prazo, a qualidade do desempenho artístico”. 

Antes de Leiria, os distritos de Vila Real, Bragança, Beja, Portalegre, Faro, Évora, Setúbal e Santarém já tiveram a oportunidade de receber o rastreio.

 

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

A Câmara de Leiria deve transferir, a partir de 2020, a Feira de Maio para uma nova localização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This