Assinar

Leiria recebe Rastreio Nacional da Voz Artística

A Unidade de Saúde Familiar de Santiago, em Marrazes, Leiria, recebe terça e quarta-feira, o rastreio nacional da voz artística. Dirigido a todos os profissionais que usam a voz, a realização é gratuita, mediante inscrição.

Atores e cantores recorrem à voz como principal instrumento de trabalho, mas não são os únicos que devem ter cuidados, e procurar acompanhamento. É com esse sentido que a Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) lança um repto à população nacional – o Rastreio Nacional da Voz Artística – e convida os leirienses a fazer um rastreio.

A atividade chega a Leira na terça e quarta-feira, dias 17 e 18 de julho, na Unidade de Saúde Familiar (USF) Santiago, em Marrazes, concelho de Leiria. O rastreio gratuito está disponível amanhã, entre as 10 e as 13 horas e as 15 e 18 horas. Na quarta-feira, dia 18, tem início às 9 até às 13 horas, mantendo-se o horário da tarde igual.

A população pode inscrever-se gratuitamente no próprio local, contudo, os artistas, devem fazê-lo diretamente através do site da Fundação GDA (www.fundacaogda.pt). Quem passar por lá e ainda tiver vaga, também será atendido.

Tudo porque o rastreio dirige-se aos artistas, mas não esquece a restante população. Outros profissionais da voz, como professores, jornalistas, advogados, políticos ou padres, devem também mostrar interesse em “verificar a saúde do seu aparelho vocal”.

A iniciativa tem como parceiros o Ministério da Saúde, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e permite o rastreio precoce e gratuito de doenças relacionadas com a voz, com a finalidade de chamar à atenção de cantores e atores portugueses para os cuidados regulares que devem ter.

Clara Capucho, cirurgiã otorrinolaringologista responsável pelo rastreio da GDA, afirma que a voz destes profissionais está sujeita a desenvolver algumas patologias”. Refere ainda que se as mesmas não forem detetadas e corrigidas cedo “comprometem, a prazo, a qualidade do desempenho artístico”. 

Antes de Leiria, os distritos de Vila Real, Bragança, Beja, Portalegre, Faro, Évora, Setúbal e Santarém já tiveram a oportunidade de receber o rastreio.

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados