Select Page

Anunciada estrutura da candidatura de Leiria Capital da Cultura

Direção de Projeto, Conselho Estratégico e Conselho Geral constituem o modelo de organização da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027.

A estrutura foi aprovada esta semana em reunião do executivo da Câmara de Leiria e confirma Paulo Lameiro, da companhia Musicalmente, à frente da Direção do Projeto, órgão que tem como compromisso assumir “a primeira linha de programação cultural da cidade”, elaborar a apresentação da candidatura e implementar as diretrizes definidas pelo Conselho Estratégico.

Este órgão, herdeiro do Grupo de Missão, definirá as linhas gerais da candidatura. É formado por João Bonifácio Serra, Gonçalo Lopes, Paulo Lameiro, Acácio Sousa, Joaquim Ruivo, Samuel Rama, Celeste Afonso, Sofia Rino e Patrícia Martins e representantes (a definir) do Nerlei e Diocese de Leiria-Fátima, todos convidados pelo presidente da Câmara de Leiria, lê-se na minuta da proposta aprovada.

Num terceiro órgão, o Conselho Geral, liderado por Raul Castro, estão representadas as “autarquias parceiras”, “instituições de referência” e “forças políticas do território da candidatura”.

Direção de Projeto

Equipa com funções executivas dirigida por Paulo Lameiro, da companhia Musicalmente, contratada no âmbito de concurso público. Compete-lhe implementar todas as linhas de ação definidas pelo Conselho Estratégico, para o que poderá constituir grupos de trabalho temáticos no percurso da atividade. Assegura a primeira linha de programação cultural da cidade, e tem como objetivo último a elaboração de todos os trabalhos inerentes à apresentação da candidatura.

Conselho Estratégico

É o órgão herdeiro do Grupo de Missão, presidido pelo professor João Bonifácio Serra e que trabalhou no projeto desde 2016. Tem como objetivo a definição das linhas gerais da candidatura e a promoção do seu sucesso. Reúne quinzenalmente e é constituído por 11 elementos.

Conselho geral

O órgão que representa todas as autarquias parceiras, instituições de referência nas mais diversas áreas e forças políticas do território da candidatura. Será liderado pelo presidente da Câmara Municipal de Leiria e reunirá duas vezes por ano em plenário, tendo a capacidade de reunir em secções sempre que o presidente entender. Tem como missão acompanhar todo o processo da candidatura, fazendo ouvir o maior número possível de tendências e opiniões para potenciar e majorar o envolvimento de toda a comunidade. Para além dos membros permanentes, pontualmente pode contar nas reuniões com personalidades ou figuras consideradas relevantes para sucesso da candidatura.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que avance, a curto prazo, o processo de regionalização?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Publicidade

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Semana de Moldes 2018

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This