Assinar
Sociedade Exclusivo

Paulo Lameiro: “As propostas da candidatura que são apontadas como fragilidades são, na verdade, a sua essência”

O coordenador executivo da Rede Cultura aceita as críticas que levaram ao “chumbo” da candidatura de Leiria. Mas destaca os elogios do júri. E mesmo com o afastamento da Capital Europeia da Cultura e já sem contrato com o município de Leiria, diz que o projeto o motiva ainda mais do que no início.

O coordenador executivo diz que a unanimidade entre municípios para a continuação da Rede Cultura só pode surpreender "aqueles que não participaram em projetos ou desconhecem em absoluto o que a Rede tem vindo a tecer" CML

Que análise faz ao relatório de pré-seleção da Capital Europeia da Cultura 2027?
Na sua globalidade, conhecendo bem os objetivos e as regras desta competição, que o é na sua essência, trata-se de um bom documento que importa ler e saber interpretar na sua introdução e conclusão, bem como nas análises que faz de cada uma das avaliações das 12 cidades candidatas. Não fora o inesperado de passarem somente quatro cidades à final (num país com 12 candidatas) e pertencendo cada uma delas a uma CCDR [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional] distinta, é fácil perceber que a nossa candidatura ficou muito próximo de estar entre o lote das finalistas.