Assinar
Cultura

Leiria apresenta eixos de ação para 2022 da Capital Europeia da Cultura 2027

Este sábado, a Rede Cultura 2027 junta agentes culturais no Museu de Leiria para lançar um ano considerado fundamental para a candidatura.

Leiria sabe em março se integra o lote final dos pretendentes nacionais a Capital Europeia da Cultura 2027. Portanto, este ano é considerado “CCCapital” para a Rede Cultura 2027, que promove o projeto que une Leiria e 25 outros municípios. Este sábado, 5 de fevereiro, são revelados no Museu de Leiria os eixos de ação para o “Ano CCCapital” a todos os agentes culturais do território a 26.

O programa inclui a apresentação da segunda convocatória (um dos “C” do “Ano CCCapital”) municipal da Rede Cultura, que vai selecionar quatro propostas artística de Leiria a apoiar este ano. Serão também partilhados os resultados dos quatro projetos realizados no programa anterior.

As responsáveis pelo conteúdo do livro de candidatura (o segundo “C”) e João Bonifácio Serra – presidente do conselho estratégico da Rede Cultura 2027 e coordenador de Guimarães 2012 – ão falar do projeto e dos próximos passos.

A este propósito também se mergulha no lema da candidatura, “Curar o comum” (o terceiro “C”), com convidados como Maria Vlachou, diretora da associação Acesso Cultura, e Samuel Silva, jornalista do “Público”, que falará do antes, durante e depois de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

Programa

C: Convocar
Objetio: Apresentar convocatória 2022 a partir do conseguido em 2021
“Gentes & Lugares II” – projeto continuidade

C: Candidatar
Objetivo. Reapresentar posicionamento macro da candidatura e próximos passos, com as redatoras do ‘Bid book’ e João Bonifácio Serra (“De Guimarães a Leiria, rimas e arritmias: 14 anos de Cidade, Cultura e Europa”)
“Horizontes 26”

C: Curar (o quê: o Comum; como; pela Cultura, onde: na Cidade)
Objetivo: Inscrever a Rede Cultura 2027 para além da Candidatura (veículo para curar o comum na cidade através da cultura) através do desenvolvimento do Lema “Curar o Comum”.
Maria Vlachou: Porque fazemos o que fazemos em Cultura?
Curar que Comum; através de que Cultura; e em que Cidade? 6 Caminhos e uma Praça.
Percurso da Cura Rumo ao Comum.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados