Select Page

Polícia Marítima da Nazaré apreende artes de pesca ilegais em Pedras Negras

Polícia Marítima da Nazaré apreende artes de pesca ilegais em Pedras Negras

Detetadas entre os 150 e os 200 metros da costa, a Polícia Marítima da Nazaré apreendeu redes de emalhar fundeadas, junto a praia de Pedras Negras do Salgado, no concelho de Alcobaça.

A apreensão, divulgada pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), aconteceu na manhã da passada terça-feira, dia 12, como forma cautelar, durante “ações de fiscalização, com o objetivo de reprimir atividades ilegais, nomeadamente o exercício da pesca com arte de emalhar junto à costa, com auxílio de embarcação”.

Das infrações detetadas, foi efetuado o respetivo auto de notícia, que dará origem a processo de contraordenação, revela a AMN.

“O exercício da pesca com arte de emalhar, quando praticado a partir de embarcação, é proibido a uma distância inferior a um quarto de milha náutica da linha de costa de Portugal continental, devendo as artes estar devidamente sinalizadas com boia, mastro e bandeira e com os elementos identificativos da embarcação a que pertencem e tipo de arte”, explica a AMN, situação que não se verificou nos casos detetados. E acrescenta: “A falta de sinalização adequada das artes, caladas, junto à costa constitui um perigo agravado para todas as embarcações que navegam junto a terra”.

Ainda durante a tarde de terça-feira, a Polícia Marítima efetuou uma ação de fiscalização no porto da Nazaré, com o objetivo de repressão de atividade ilegais.

Foi detetada uma “embarcação de pesca costeira, acabada de atracar”, em incumprimento quanto à validade do Rol de Tripulação, sendo elaborado o auto de notícia e instaurado o respetivo processo de contraordenação.. “Foi também realizada uma ação de sensibilização ao Mestre da embarcação, para que seja adotada uma cultura de prevenção e segurança entre os trabalhadores da pesca, com o intuito de diminuir a ocorrência de acidentes no mar”, dá conta o comunicado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Primeira Página

Publicidade

Pergunta da Semana

A carregar

Concorda que a idade mínima de voto em Portugal seja aos 16 anos?

Obrigado pelo seu voto!
Já votou nesta pergunta!
Selecione uma das opções!

Newsletter Região de Leiria

app repórter no mundo

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Guia do Fim de Semana


Subscreva o nosso guia e descubra as melhores propostas culturais e de entretenimento disponíveis na região

Obrigado! Subscreveu com sucesso o nosso guia de fim de semana.

Share This